12ª Edição do Prémio de Saúde Sustentável : Conheça os vencedores 347

• Foram distinguidos, pelo júri, 10 projetos que promovem e impactam a área da saúde sustentável.
• O Prémio Personalidade do Ano foi atribuído à Professora Maria do Carmo Fonseca, pela sua distinção na área da medicina molecular.

Lisboa, 26 de outubro de 2023 – Já são conhecidos os vencedores da 12ª Edição do Prémio Saúde Sustentável, uma iniciativa da Sanofi e do Jornal de Negócios, em parceria com a NTT Data. A cerimónia de entrega do Prémio Saúde Sustentável decorreu a 25 de outubro, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa. O tema desta edição foi “Saúde Global” e distinguiu entidades que promoveram e implementaram iniciativas de sustentabilidade com impacto tangível na saúde.

Nesta edição foram submetidas 70 candidaturas, das quais foram selecionadas 16 finalistas.
O júri composto por figuras de reconhecido valor em diferentes áreas avaliou e decidiu atribuir os seguintes prémios:
Categoria Cuidados de Saúde Centrados no Cidadão
Vencedor: Unidade de Orto Geriatria | Hospital Santana
Menção Honrosa: Centro de Excelência de Artroplastias | Hospital de Cascais

Categoria Integração e Continuidade de Cuidados
Vencedor: Equipa de Suporte ao Doente Crónico Complexo | Unidade Local de Saúde de Matosinhos
Menção Honrosa: Centro de Referência de Urolítiase | Serviço de Urologia do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira

Categoria Promoção da Saúde e Prevenção da Doença
Vencedor: Cuidados Domiciliários Pediátricos | Fundação do Gil
Menção Honrosa: Espaço Saúde 360 Algarve | Plataforma Saúde em Diálogo

Categoria Transformação Digital
Vencedor: e-Clinical Pathway@HDFF | Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE
Menção Honrosa: Uma Saúde mais Próxima – APP Santo António | Centro Hospitalar Universitário de Santo António

Categoria Inovação em Saúde
Vencedor: HARMONICS – Harmonização e Implementação de cuidados de alto valor no Acidente Vascular Cerebral | Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
Menção Honrosa: +PERTO (Programa de Enfermagem de Reabilitação Tecnológico) | Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa EPE

Durante a cerimónia foi ainda entregue o Prémio Personalidade do Ano, este ano atribuído à Professora Maria do Carmo Fonseca, Professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, co-fundadora e Presidente do Instituto de Medicina Molecular.
Trata-se de uma categoria não sujeita a candidatura, uma distinção que o júri atribui como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na área da ciência, mas que tenha expressão também na promoção da literacia científica e pelo impacto social da sua investigação. O prémio deste ano distingue o trabalho desenvolvido na área da medicina molecular.

Helena Freitas
Diretora-Geral da Sanofi Portugal
«A escolha dos vencedores foi um processo desafiante, mas muito inspirador. É com entusiasmo que conhecemos projetos que fazem verdadeiramente a diferença para a saúde em Portugal. As iniciativas foram avaliadas e distinguidas tendo em conta os ganhos que representam em saúde, a sua replicabilidade, a satisfação dos utentes e a sustentabilidade ambiental e económica. Parabéns a todas as entidades que submeteram as suas candidaturas pelo seu compromisso com a saúde e pelo seu contributo na procura de soluções que melhoram a qualidade de vida das pessoas, no presente e no futuro”.

Para Maria de Belém Roseira, Presidente do Júri do Prémio Saúde Sustentável, que citando Agustina Bessa Luís diz que “o país precisa que se diga o que está certo”. “Estes projetos são a prova que a saúde é um campo excecional. Para além das perturbações, das mudanças e das transformações, Portugal tem um conjunto de profissionais de todas as instituições que trabalham todos os dias para servir cada vez melhor.”
O Prémio Saúde Sustentável vai já na sua 12ª edição e mantém o seu objetivo original de divulgar e incentivar as boas práticas para a sustentabilidade da Saúde em Portugal, através da distinção dos bons exemplos.