20º Congresso SPDV – Sanofi promove simpósio focado na Dermatite Atópica 563

A Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia realiza nos próximos dias 26, 27 e 28 de novembro o seu 20º Congresso no Convento de São Francisco, em Coimbra. No segundo dia do evento, a Sanofi Genzyme irá promover o simpósio intitulado ‘Imagine there’s no Atopic Dermatitis’ com a intervenção de um conjunto de especialistas que abordarão diferentes vertentes da dermatite atópica.

O simpósio de dia 27 de novembro da Sanofi Genzyme decorre pelas 12h15 e conta com as intervenções de: Prof.ª Dr.ª Margarida Gonçalo, dermatologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Prof. Dr. Tiago Torres, dermatologista do Centro Hospitalar Universitário do Porto – Hospital Santo António, que dará voz ao tema ‘Changing the treatment of AD: real world evidence in Portugal and rest of the world’, e Dra. Simona Tavecchio, dermatologista no hospital policlínico de Milão, com o tema ‘Long-term control AD: reality of clinical practice in Italy’.

A Dermatite Atópica é uma doença crónica, imunomediada, determinada pela interação de fatores genéticos e ambientais, com um impacto elevado nas várias dimensões da vida dos doentes e das suas famílias.

Os principais efeitos visíveis são a vermelhidão, edema (inchaço), prurido (comichão), pele seca, fissuras, lesões descamativas, crostas e exsudação, afetando principalmente braços (56%), mãos (49%), cabeça, pescoço e pernas (39%). Além disso, 67% dos doentes com dermatite atópica apresenta outras doenças atópicas concomitantes, como rinite, asma e alergias alimentares.[1]

[1] Estudo do impacto social e económico da Dermatite Atópica em Portugal realizado pela NOVA IMS, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) e a Associação Dermatite Atópica Portugal (ADERMAP), com apoio da Sanofi. O Universo (ou população alvo) deste estudo é constituído pelos doentes diagnosticados com Dermatite Atópica, residentes em Portugal, entre junho 2019 e janeiro 2020, e contou com 204 respostas.