A segunda edição deste ano da revista Medicina Interna, em formato exclusivamente digital, já está disponível nas plataformas da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI).
Na secção de Artigos Originais podem encontrar-se temas como “Doença de Gaucher e Terapêutica Enzimática de Substituição: Casuística de um Serviço”, “Desafios da Referenciação para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados: A Experiência num Hospital”, “Trombose Venosa Cerebral: Uma Visão de 11 Anos Numa Unidade de AVC”, “Tratamento da Hepatite C num Hospital Distrital: Qual o Impacto da Pandemia SARS-CoV-2?” e “Oxigenoterapia em Enfermaria: Implementação de Protocolo de Prescrição”.
João Sá, Editor-Chefe, dedica o Editorial ao “Caso das Doenças Raras” e, Lèlita Santos, na Página do Presidente, escreve sobre “Os 70 Anos e o Futuro da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna”. No capítulo de Guidelines destaca-se o “Protocolo de Orientação Clínica: Abordagem da Hipocalcemia Pós-Cirúrgica”.
Em “Osteogénese Imperfeita Em Adultos: A Experiência de um Centro Hospitalar” apresenta-se uma série de casos clínicos desta patologia menos frequente. Juan Urbano aborda, em Artigo de Opinião, o quotidiano do serviço que dirige: “A Medicina Interna no Hospital de Santa Luzia de Elvas”.
“Sinal do Dente Molar: Um Diagnóstico Atípico em Idade Adulta” e “Amiloidose Bolhosa Oral” são os casos em destaque na rúbrica Imagens em Medicina. Nos Artigos de Revisão destacam-se temas como “Febre de Origem Indeterminada num Hospital Terciário Português: Um Estudo de Coorte”, “Palipocus: Aplicação de POCUS nos Cuidados Paliativos” e “Síndrome de Libertação de Citocinas em Doentes sob Tratamento Oncológico com CAR-T”.
A Revista está disponível em: https://revista.spmi.pt/index.php/rpmi
Os artigos de cada edição são disponibilizados no Facebook e Linkedin:
https://www.facebook.com/revistamedicinainterna.spmi
https://www.linkedin.com/company/revista-medicina-interna/