Esta quinta-feira, dia 27 de agosto, o “Jornal de Negócios” publica dados de uma análise realizada à Conta Satélite da Saúde, que indica que 41% do dinheiro público vai para o privado.
Segundo o noticiado, “em cada dez euros de financiamento público destinado à saúde quatro vão parar ao setor privado”, o que significa que nos 12.444,4 milhões transferidos pelas administrações públicas em 2018 com destino à prestação de cuidados de saúde, 5.055,7 milhões foram directamente para o privado, o que equivale a cerca de 41%.
Dos 41%, 22,5% foram para os hospitais privados, por sua vez quase 20% destinaram-se aos consultórios e outros gabinetes médicos.
O sector público fica com 59% dos fundos, isto é, 7.308 milhões de euros, com 78% a irem para os hospitais e 18% para os centros de saúde.
A maior fatia deste valor no sector privado, vai para a comparticipação de medicamentos e bens médicos nas farmácias e outros retalhistas.
O “Jornal de Noticias” refere ainda que as administrações públicas recebem o financiamento por parte do Estado, através do Serviço Nacional de Saúde (SNS), já as privadas contam com outras fontes, como a ADSE e as deduções fiscais em IRS.
Leia o artigo completo aqui.