A Ordem dos Farmacêuticos esteve reunida com os representantes dos estudantes de Ciências Farmacêuticas, numa iniciativa promovida pelo próprio bastonário, Helder Mota Filipe. A ele, juntou-se ainda, para além dos estudantes, o presidente do Conselho de Juventude Farmacêutica, Bruno Macedo.
Segundo a OF, o encontro realizado no Dia Nacional do Farmacêutico teve como objetivo aproximar os futuros farmacêuticos da sua futura Ordem profissional, “através da categoria de Membro Estudante OF”, lê.se no site da Ordem. Esta categoria é reservada aos estudantes de 4.º e 5.º ano do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas.
Helder Mota Filipe aproveito para destacar a “importância estratégica da Categoria de Membro Estudante, prevista no Estatuto da OF”. O bastonário salientou, segundo o comunicado da Ordem, “alguns dos seus benefícios e vantagens, como o acesso a fontes de informação especializadas, eventos e ações de formação exclusivos ou reservados a farmacêuticos, parcerias e protocolos com entidades externas, entre outras iniciativas que ajudam a integração dos jovens estudantes no mundo profissional”.
“O presidente do Conselho de Juventude Farmacêutica apresentou também os objetivos estratégicos deste órgão consultivo da Direção Nacional. Com a participação de jovens farmacêuticos de várias áreas profissionais, a exercer em Portugal e no estrangeiro, este Conselho pretende debater as perspetivas profissionais dos jovens e antecipar alguns desafios futuros”, refere a OF, acrescentando que os estudantes e as associações “foram desafiados a apoiar a OF na dinamização da categoria de Membro Estudante, mas também a remeter os seus contributos para o seu desenvolvimento e adequação aos interesses e perspetivas dos futuros farmacêuticos”.