À descoberta da Toxicologia Genética: INSA organiza iniciativa em ambiente de laboratório 110

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Genética Humana (DGH), promove, dia 29 de outubro, a iniciativa ‘O Ambiente afeta os nossos genes? À descoberta da Toxicologia Genética’, que será realizada em ambiente de laboratório.

A atividade, que se insere no âmbito das comemorações d 125º aniversário (1899-2024) da instituição, consiste em conversas informais e demonstrações de ensaios como cultura de células, cometa e micronúcleos.

 

O impacto no genoma humano

A exposição humana a agentes físicos, químicos ou biológicos presentes no meio ambiente ou em produtos que consumimos e utilizamos tem crescido ao longo do tempo, e muitos desses agentes poderão constituir um risco para a saúde quando os níveis de exposição humana se tornam significativos. O impacto dessa exposição no genoma humano, segundo explica o INSA no seu porta, “pode implicar um aumento do risco de cancro, doenças genéticas ou envelhecimento precoce, pelo que é fundamental conhecer e avaliar os riscos associados”.

A iniciativa pretende, assim, responder às questões sobre este tema e demonstrar alguns dos métodos utilizados para avaliar o efeito adverso sobre o nosso genoma.

Com sessões programadas para o período entre as 9 e as 16 horas (9:00, 10:00, 11:00, 12:00, 14:00, 15:00 e 16:00), no Laboratório de Toxicologia Genética do Departamento de Genética Humana do INSA, em Lisboa, e lotação máxima de quatro pessoas por hora, a iniciativa tem participação gratuita mas carece de inscrição através deste formulário.