A Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH) vai realizar o seu XVII Congresso Nacional entre os dias 28 e 30 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa.
Sob o mote ‘Transformar o Amanhã’, o evento será uma oportunidade de partilha de conhecimento, debate de ideias e desenvolvimento profissional, reunindo especialistas nacionais e internacionais de renome.
Ao NETFARMA, a presidente da comissão organizadora, Manuela Sousa, garante que “este evento serve como uma plataforma para discussão dos grandes temas da atualidade científica permitindo ainda o debate e reflexão sobre os desafios presentes e futuros da classe”.
– Quais os objetivos do congresso?
– O Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares, já na sua XVII edição, tem como principal objetivo a atualização de conhecimentos, partilha de experiências, boas práticas e inovação. Este evento serve como uma plataforma para discussão dos grandes temas da atualidade científica permitindo ainda o debate e reflexão sobre os desafios presentes e futuros da classe. É, ainda, uma oportunidade única de networking e estabelecimento de parcerias. Este Congresso é também um momento importante para o reconhecimento dos trabalhos científicos desenvolvidos pelos Farmacêuticos Hospitalares, premiando a excelência e servindo de inspiração e motivação para todos.
– Por que razão subordinar o congresso ao tema ‘Transformar o Amanhã’?
– A Farmácia Hospitalar está de olhos postos no futuro e está comprometida em liderar os momentos de transformação que vivemos enquanto sociedade. Com determinação, visão de futuro, compromisso com a excelência, e incorporando os avanços da tecnologia, será possível transformar o amanhã da profissão e principalmente da vida dos doentes. O Farmacêutico Hospitalar ocupa uma posição chave e aporta grande valor quer na segurança dos doentes, quer na gestão racional e custo-efetiva dos medicamentos e dispositivos médicos, quer na sustentabilidade dos sistemas de saúde. As ações e decisões de hoje vão impactar o futuro. O futuro é agora – temos de agir!
– Por que razão a escolha dos (sub)temas este ano em debate?
– Os temas escolhidos para o XVII Congresso Nacional da APFH são temas de relevo na atualidade científica, sendo necessário discutir, debater e refletir sobre os mesmos. Vão ser discutidas as barreiras à inovação terapêutica, a questão dos dados em saúde, o impacto das alterações climáticas e migrações nas infeções emergentes, e a humanização dos cuidados farmacêuticos num contexto de cada vez maior uso de tecnologias. Além disso irá haver uma mesa-redonda de debate sobre os prós e contras da subespecialização do Farmacêutico Hospitalar, e outra onde se vai analisar o papel destes profissionais na atual transformação do Serviço Nacional de Saúde com a criação das Unidades Locais de Saúde. Na última tarde do Congresso vão decorrer workshops para aperfeiçoamento técnico-científico dos participantes com destaque para uma sessão especifica para os Residentes em Farmácia Hospitalar.
– Quais serão as oportunidades de networking para os participantes e como elas contribuem para o desenvolvimento profissional na área de farmácia hospitalar?
– O Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares é o maior encontro anual de Farmacêuticos Hospitalares em Portugal, permitindo que colegas de todos os hospitais se encontrem, fortaleçam relações profissionais, e troquem ideias, conhecimentos e experiências. O contacto com os autores dos trabalhos científicos apresentados, as conversas com outros profissionais e com colegas de outros países, permitem abrir portas a colaborações futuras. Também a interação com os patrocinadores da indústria farmacêutica que marcam presença permite criar uma rede de contactos e potencializar oportunidades. Juntos somos mais fortes e juntos podemos fazer cada vez mais e melhor!
– Quais são os principais palestrantes ou especialistas que estarão presentes e qual a relevância do seu trabalho para a farmácia hospitalar?
– Todos os palestrantes confirmados, nacionais e internacionais, são de renome na sua área de intervenção, enriquecendo este congresso com a sua vasta experiência e conhecimento. Neste XVII Congresso Nacional da APFH estarão presentes especialistas de várias áreas do conhecimento, à semelhança das equipas multidisciplinares onde o Farmacêutico Hospitalar se insere no seu trabalho diário.
– Em termos de submissão de trabalhos, superou as expectativas?
– A APFH tem vindo a fazer uma forte aposta na formação dos Farmacêuticos Hospitalares, promovendo o desenvolvimento e a atualização das competências técnicas e científicas destes profissionais, em linha com a sua missão. Esta aposta tem vindo a dar frutos com um aumento progressivo do número, e da qualidade, dos trabalhos científicos submetidos ao Congresso ao longo dos anos. Este ano foi atingido novo record com mais de uma centena de trabalhos enviados para avaliação pela Comissão Científica e candidatos aos Prémios APFH. Este ano temos também a entrega do Prémio Científico Prof. Dr. Aluísio Marques Leal 2024 que visa promover a inovação do Farmacêutico Hospitalar na área da Farmácia Clínica. Todos os premiados vão ser anunciados na sessão de encerramento do XVII Congresso.