A importância das emoções nos currículos escolares 256

A Academia Mente de Principiante, organização com intervenção no desenvolvimento pessoal desde a infância, vai realizar, no dia 7 de julho, um evento online sobre a importância da educação socioemocional e, em particular, sobre o programa Calmamente – Aprendendo a Aprender-se’ que, este ano letivo, foi integrado de forma pioneira, no horário curricular de quatro escolas do Ensino Público, em Matosinhos.

Valorizar a compreensão das emoções será o tema central de um debate que reúne oradores envolvidos na implementação deste projeto, desde representantes do Programa Gulbenkian Conhecimento e da Mente de Principiante, até coordenadores científicos, diretores, professores e associações de pais.

O evento Calmamente – Aprendendo a Aprender-se — Viagens no Presente e no Futuro é um webinar gratuito e aberto ao público, e irá culminar com o lançamento de um Ebook (editado pela Happy Zone Edições), onde são partilhados vários testemunhos sobre a importância e o impacto do projeto intervencionado, que envolveu alunos com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos.

Cada vez mais se reconhece que as competências pessoais e sociais são a base que permite aprendizagens significativas. Foi com esta perspetiva em mente que a academia Mente de Principiante sentiu a importância de introduzir as Emoções nos currículos escolares, uma conquista realizada durante o ano letivo que agora termina.

Lançamento de Ebook: Diário de Bordo

“No ano letivo 2020-2021, fizemos check in para uma viagem fantástica ao conhecimento do mundo das emoções. Embarcaram nesta viagem perto de 500 alunos do 3º, 4º e 5º ano do Agrupamento de Escolas Abel Salazar, em Matosinhos, acompanhados pelas professoras das turmas e da equipa da Mente de Principiante. De forma presencial e online, ultrapassámos ventos e tempestades, e com muito foco e resiliência, chegou-se a bom porto, a um porto, calmamente, seguro.
Chegou agora o momento de fazer o check-out desta viagem no dia 7 de julho, onde vamos partilhar histórias e vai ser lançado, em formato Ebook, um Diário de Bordo com testemunhos preciosos desta aventura”, revela Andreia Espain, fundadora e coordenadora-geral da Academia Mente de Principiante.

O evento já conta com mais de 150 inscritos oriundos de norte a sul do país, ilhas da Madeira e Açores, e estrangeiro. Inscrições e mais informações sobre o evento AQUI

De referir que o programa Calmamente – Aprendendo a Aprender-se já foi aplicado em várias turmas e escolas do país. O reconhecimento das entidades e agentes educativos da importância vital de trabalhar estas competências desde a infância, resultou, assim, na implementação pioneira do programa desenvolvido e dinamizado pela da Mente de Principiante no Ensino Público, um projeto que contou com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian no seu cofinanciamento e no acompanhamento permanente durante a sua intervenção.

O programa Calmamente está estruturado em sessões compostas por diversas dinâmicas que favorecem a aquisição de competências como o autoconhecimento, a comunicação e a autorregulação emocional, entre outras, contribuindo para o crescimento emocional equilibrado dos participantes.

Novos voos: mudar o paradigma da Educação

O programa Calmamente – Aprendendo a Aprender-se já tem novos voos marcados para o próximo ano letivo 2021/2022. “Fruto da parceria entre a Mente de Principiante e as autarquias e agrupamentos escolares de várias localidades do país, o programa Calmamente vai continuar a ser implementado no Ensino Público. Algo que nos faz sentir muito orgulhosos por estarmos finalmente a mudar o paradigma da educação em Portugal, levando as Emoções a integrar os currículos escolares.”, sublinha Andreia Espain.

Sobre a Mente de Principiante:

Fundada por Andreia Espain, a associação, com sede na Maia, surge com a missão de promover o bem-estar integral, desenvolvendo diversas ações nesse sentido. A sua atuação incide nos domínios do desenvolvimento social, pessoal e emocional, com foco principal em crianças e jovens. Todas as atividades e dinâmicas são personalizadas e dirigem-se ao contexto escolar, empresarial e comunitário. Na génese da associação e na sua identidade, está um dos princípios básicos do mindfulness: Mente de Principiante.