A MSD anunciou a celebração de acordos não exclusivos de licenciamento voluntário de molnupiravir com cinco produtores de genéricos da Indía. Molnupiravir é uma terapêutica antivírica, de administração oral, em investigação em fase 3 para o tratamento de doentes em ambulatório com COVID-19. A MSD está a desenvolver molnupiravir em colaboração com a Ridgeback Biotherapeutics. A MSD celebrou estes acordos para acelerar a disponibilidade de molnupiravir na Índia e em outros países de rendimento médio-baixo após aprovações ou autorizações de emergência pelas autoridades regulamentares locais.
“A escala de sofrimento humano na Índia é neste momento devastadora e é evidente que mais deve ser feito para aliviar esta realidade. Estes acordos, em que estamos a trabalhar à medida que estudamos molnupiravir, ajudarão a acelerar o acesso a molnupiravir na Índia e em todo o mundo” sublinhou Kenneth C. Frazier, Chairman e CEO da MSD. “Continuamos empenhados em contribuir para uma resposta global que possa trazer algum conforto para as pessoas na Índia e que, em última análise, possa terminar com a pandemia.”
Estes acordos foram celebrados com a CIPLA Limited, Dr. Reddy’s Laboratories Limited, Emcure Pharmaceuticals Limited, Hetero Labs Limited e Sun Pharmaceutical Industries Limited – cinco companhias de genéricos com fábricas habilitadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e experiência como fornecedores a entidades globais e a países de rendimento médio-baixo.
Estes acordos determinam que a MSD conceda licenças a estes produtores para o fornecimento de molnupiravir à Índia e a mais de 100 países de rendimento médio-baixo. A MSD está também em negociações com a Medicines Patent Pool para explorar o potencial de licenças adicionais.
A MSD vai doar ainda equipamento de oxigénio, máscaras, higienizadores de mãos e ajuda financeira no valor de $ 5 milhões para ajuda humanitária à Índia.