Curso Básico de Cuidados Paliativos 2020
O Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna (NEForMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), vai realizar o Curso Básico de Cuidados Paliativos nos dias 14 e 15 de novembro, no Seminário de Vilar, no Porto.
“O grande objetivo centra-se na aquisição de conhecimentos científicos e técnicos pertinentes e atualizados para adequar as práticas dos serviços de medicina à prestação de cuidados ao doente crónico oncológico e não oncológico, de acordo com a filosofia e os princípios dos cuidados paliativos.” afirma Elga Freire, Internista e Coordenadora do Núcleo de Estudos de Medicina Paliativa da SPMI.
“Aqui os formandos irão conhecer a filosofia dos princípios dos cuidados paliativos; aprender a avaliar e tratar os principais sintomas dos doentes com doença crónica oncológica e não oncológica como a dor, dispneia, sintomas digestivos ou neuro psíquicos; aprender a identificar e abordar os doentes nas últimas horas ou dias de vida em internamento ou no domicílio; conhecer os princípios da nutrição e hidratação no final da vida; compreender os princípios éticos na doença crónica e no fim da vida; reconhecer as barreiras da comunicação com o doente terminal e os seus familiares e adquirir aptidões facilitadoras da comunicação verbal e não verbal, nomeadamente em relação às más notícias” acrescenta Elga Freire.
O curso destina-se a todos profissionais de saúde interessados, nomeadamente médicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais e nutricionistas. As sessões incluem discussão de casos clínicos e roll playing sobre comunicação de más notícias.
Mais informações em: https://www.spmi.pt/curso-basico-de-cuidados-paliativos-2020/
Sobre a SPMI
A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) é uma das maiores sociedades científicas médicas portuguesas, que congrega os internistas, que são a base do Serviço Nacional de Saúde nos hospitais. Um dos seus maiores desígnios é a divulgação do conhecimento, dirigida aos médicos e à população, no campo muito vasto da Medicina Interna. Para além da Medicina Curativa, quer ser também cada vez mais reconhecida no campo da prevenção da doença e promoção da saúde. Para mais informações consulte https://www.spmi.pt/