O nome da nossa candidatura, “Lista F – pelo Farmacêutico, Por um Futuro renovado” diz muito sobre quem somos e o que queremos para a SRN-OF. Os Farmacêuticos do Norte do País precisam de uma Secção Regional mais forte, mais presente e mais ativa. Na última década, a SRN tem perdido notoriedade, capacidade de intervenção, atuou sem rumo e, sobretudo, deixou de responder às necessidades e desafios da classe.
A Ordem não pode ser uma estrutura figurativa para a qual simplesmente se paga uma quota. É quem deve garantir que os Farmacêuticos cumprem o contrato social que esteve na origem da criação da Ordem. É quem tem que exigir ao Estado o cumprimento da sua parte na criação de condições dignas para que o exercício Farmacêutico seja feito de forma digna e que seja devidamente compensado.
Da mesma forma, a Ordem não pode ser um palco para individualismos narcisistas, mas um espaço que promove o desenvolvimento e a afirmação profissional de todos os Farmacêuticos. Entendemos que o coletivo é muito mais importante, justo e eficiente do que o individualismo. A nossa Lista F não vê este desafio da SRN como um “upgrade” de currículo pessoal dos seus constituintes ou como um adereço para um percurso profissional.
Por isso, entendemos que é urgente e necessária uma mudança de rumo com um novo entendimento de serviço a prestar. Só assim será possível voltar a envolver e mobilizar os farmacêuticos e a afirmar a importância e a reputação dos Farmacêuticos do Norte.
A união faz a força. E a SRN tem que ser muito mais forte do que o que tem sido. Conseguiremos fazê-lo com muito trabalho e dedicação.
Quem somos
Somos um grupo de 16 farmacêuticos que envolveu, na sua génese e no seu programa eleitoral, mais de 150 colegas. Analisámos, ouvimos, dialogámos, visitámos, tentámos perceber as fragilidades e as ameaças, mas também os pontos fortes e as oportunidades.
Não começamos a acompanhar a Ordem agora para estas eleições. Já há vários anos que acompanhamos a atividade da SRN. Temos estado presentes nas atividades e nas assembleias, participámos quando nos foi dada a possibilidade de intervir e atuámos sempre de modo construtivo e leal para com a SRN e os seus Órgãos Sociais.
Sabemos que somos a única via para renovar a SRN e devolver o estatuto, a representatividade e a dinâmica que os farmacêuticos precisam para o futuro.
Temos ideias concretas e capacidade demonstrada para planear e executar. Somos um grupo diverso com amplo conhecimento das mais diversas áreas do exercício Farmacêutico, com professores universitários, farmacêuticos comunitários e hospitalares, investigadores, consultores e formadores, gestores e empresários. E somos uma lista para construir o futuro, que promove a partilha da experiência dos menos jovens com a energia dos que agora iniciam a sua vida profissional.
Onde estamos
A nossa Lista F inclui colegas dos cinco distritos abrangidos pela SRN nos quatro órgãos: Assembleia, Direção, Conselho Fiscal e Conselho Jurisdicional. Mas fomos mais longe ao estabelecer os Mandatários Regionais em cada distrito que esperamos venham a ser os nossos braços de maior proximidade e que se assumam como extensões/representações futuras da SRN em cada distrito.
Também criamos os Mandatários Regionais Jovens de modo que estes tragam para a SRN a visão de quem está a entrar ou entrou há pouco tempo na profissão e a Mandatária dos Estudantes, que esperamos que venha contribuir muito positivamente para a fundamental ligação da Ordem à academia, envolvendo, desde cedo, os futuros farmacêuticos.
O que propomos
O nosso programa eleitoral é pragmático e objetivo, mas, naturalmente, bastante vasto. É um documento que já é público e está disponibilizado nas nossas redes sociais e no website de candidatura.
Está organizado em quatro Áreas Principais: (1) O profissional do futuro; (2) A saúde e as políticas do futuro; (3) Uma Secção renovada; (4) Uma Casa de todos.
Uma das grandes e contínuas tarefas será envolver e mobilizar os farmacêuticos. É fundamental aumentar o diálogo e a auscultação da classe para desenvolver atividades de real valor e que vão ao encontro das necessidades e expetativas dos farmacêuticos.
A nossa experiência na organização e realização de formação pós-graduada e em programas de empreendedorismo e inovação, dá-nos confiança quanto à qualidade do projeto que propomos e que vai fazer da SRN uma referência nacional ao nível da oferta formativa.
Vamos também afirmar a SRN como uma plataforma de ligação com a Academia. Queremos influenciar, de forma crítica e construtiva, os planos curriculares das faculdades que ministram o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas.
Temos prevista a criação de um programa estruturado de apoio à integração profissional para jovens profissionais, contribuindo para a formação e progressão e preparando-os para os desafios do futuro.
Queremos que os farmacêuticos venham até à SNR, mas prometemos também ir até onde eles exercem a sua atividade.
Iremos até onde for necessário para forçar a agenda das questões que mais afetam os farmacêuticos, nomeadamente as que contribuem para que o exercício Farmacêutico seja respeitado e justamente compensado. Queremos ter uma voz ativa nas grandes questões que nos dizem respeito: os desafios do setor da saúde, do SNS e da prestação de cuidados de saúde.
Ambicionamos uma Secção Regional que, aberta e disponível a todos os farmacêuticos, funcione suportada por uma estrutura fluída e competente, que auxilie em toda a extensão a prossecução do mandato que os Farmacêuticos lhe confiarão.
Faremos da SRN uma Instituição sempre atenta, disponível e assertiva naquilo que os farmacêuticos esperam da sua Ordem.
Consulte a nossa página em www.pelo farmacêutico.pt e veja na íntegra quem somos, o que defendemos e o que nos propomos fazer por si, pela Ordem dos Farmacêuticos e pela nossa profissão!
Célia Alves da Silva
Candidata a Presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos – Lista F