AB-BIOTICS demonstra a eficácia de um probiótico no tratamento da covid-19 2270

A AB-BIOTICS divulgou os resultados de um ensaio clínico, que demonstrou a utilidade de AB21, uma fórmula com quatro estirpes probióticas, no tratamento da covid-19.

O ensaio foi realizado no Hospital General Manuel Gea González da Cidade do México (México), com 300 doentes com idades entre 18 e 60 anos, que eram positivos para o SARSCoV-2 e apresentavam sintomas, mas não se encontravam hospitalizados.

Os doentes foram separados de forma aleatória em dois grupos. A um deles foi administrado o probiótico e o outro recebeu um placebo.

Observou-se uma redução na duração dos sintomas nos pacientes que tomaram o probiótico, que associaram a um desenvolvimento de anticorpos mais rápido contra o SARS-CoV-2, comparativamente aos que tomaram placebo.

Os dados do estudo mostraram como AB21 era capaz de estimular as imunoglobulinas de tipo M (IgM) contra o coronavírus com um efeito significativo aos 15 dias e que se mantém no tempo. Também foi observado um efeito idêntico sobre a Imunoglobulina G ou IgG.

“É o primeiro ensaio clínico randomizado e controlado por placebo sobre o uso benéfico de um probiótico no tratamento da covid-19. A abordagem terapêutica através da microbiota permite ampliar e reforçar o arsenal terapêutico para esta doença e, embora este complexo probiótico tenha sido estudado com
pacientes de covid-19, a evidência atual sugere que o seu efeito estimulante da imunidade poderia ser aplicável a outras infeções virais”, explicou Pedro Gutiérrez, investigador principal do estudo, citado no comunicado divulgado.

A fórmula probiótica AB21 consiste em 4 estirpes probióticas selecionadas pelos seus mecanismos de ação: Pediococcus acidilactici CECT 7483 (KABP-021), L. plantarum CECT 7484 (KABP-022), L. plantarum CECT 7485 (KABP-023) e L. plantarum CECT
30292 (KABP-033).

Tendo em conta estes resultados, a Zambon aliou-se à AB-BIOTICS para o desenvolvimento de um suplemento alimentar com AB21 e vitamina D.