AbbVie chega a acordo para adquirir Shire
21 de julho de 2014
A AbbVie chegou a acordo para comprar a Shire por 89,90 dólares por ação, ou cerca de 54.7 mil milhões de dólares, anunciaram as companhias.
O negócio compreende 41,82 dólares em dinheiro e 0,8960 ações da nova AbbVie por ação da Shire, representando um prémio de 53% pelo preço de fecho das ações da empresa irlandesa no dia 2 de maio, o dia antes de ser apresentada a proposta inicial da AbbVie, revelou o “Firstword”.
As companhias assinalaram que no seguimento do fecho da transação, que é esperado que aconteça no quarto trimestre deste ano, os acionistas da Shire ficarão a deter aproximadamente 25% da nova entidade. A AbbVie e a Shire acrescentarem que a companhia combinada será incorporada em Jersey, atual local de constituição da Shire.
A AbbVie indicou que está previsto que a aquisição deverá ser acrescida ao lucro no primeiro ano após a conclusão do negócio, aumentando 1 dólar por ação até 2020.
Richard A. Gonzalez, CEO da AbbVie, afirmou que «através da combinação da AbbVie e Shire, estamos a criar uma companhia biofarmacêutica única e diversificada. A nova empresa irá beneficiar de uma plataforma de desenvolvimento de produtos best-in-class, uma pipeline mais forte e mais capacidade em I&D». Entretanto, a presidente da Shire, Susan Kirby, assinalou que o grupo combinado representa um excelente ajuste de dois negócios complementares que vão dar origem a um novo líder de mercado em especialidades farmacêuticas».