AbbVie eleva proposta para aquisição da Shire em 11% 341

AbbVie eleva proposta para aquisição da Shire em 11%

9 de julho de 2014

A AbbVie aumentou a oferta para comprar a Shire para os 87,56 dólares por ação, representando uma subida de cerca de 11%, ou cerca 5,2 mil milhões de dólares, face à anterior proposta, que foi rejeitada, de 46 mil milhões de dólares.

Richard Gonzalez, CEO da AbbVie, assinalou que a companhia «fez uma oferta atrativa para a Shire, que cria valor imediato e de longo prazo para os acionistas de ambas as empresas».

Segundo a AbbVie, a nova proposta inclui 38,41 dólares em dinheiro e 0,8568 em ações comuns por cada ação da Shire, representando um aumento de 3,42 dólares e aproximadamente 10% em dinheiro. A companhia acrescentou que a oferta revista aumenta a participação que será detida pelos acionistas da Shire para cerca de 24% do grupo combinado.

Analistas sugeriram no mês passado que a AbbVie necessitava de subir a proposta em cerca de 87,30 dólares de forma a adquirir a Shire. A empresa irlandesa rejeitou a oferta da Shire por considerar que desvalorizava a companhia, espacialmente nas suas perspetivas relativamente às doenças raras e mercados de especialidades.

Gonzalez reforçou que «esta transação é uma combinação de duas empresas líderes, com posições de destaque em especialidades farmacêuticas que dariam origem a um líder global de mercado, com características únicas e um investimento atrativo». O responsável acrescentou que «a AbbVie trará maior solidez financeira e experiência em I&D a esta combinação e permitirá a ambas as empresas atingir pleno potencial aos seus acionistas».

A AbbVie disse que encoraja fortemente os acionistas a consirerar a proposta e a comunicar a sua perspetiva ao conselho de administração da Shire até ao dia 18 de julho.