AbbVie recomenda aos acionistas que votem contra a fusão com a Shire 749

AbbVie recomenda aos acionistas que votem contra a fusão com a Shire

16 de outubro de 2014

A gigante farmacêutica AbbVie recomendou aos seus acionistas que votem contra a fusão com a Shire, devido às novas regras fiscais nos Estados Unidos que dificultam investimentos internacionais com o objetivo de conseguir benefícios tributários fora do país, noticiou o “Diário Económico”.

A retirada da AbbVie é uma vitória para a administração do presidente Obama, que levantou um tumulto neste verão sobre acordos de fusões estrangeiras, conhecidas como inversões, que ajudam as entidades a evitar impostos dos EUA.

O Departamento do Tesouro em setembro adotou regras, tornando os negócios mais difíceis e menos lucrativos. A AbbVie antecipava uma redução da carga tributária através da compra da Shire, com a consequente mudança do endereço fiscal para o Reino Unido.

O negócio foi anunciado a 18 de julho, sendo que faz parte de uma onda de operações semelhantes que já aconteceram este ano.

A concretizar-se a aquisição, será a maior operação entre farmacêuticas, sendo que a AbbVie pretende investir cerca de 51,5 mil milhões de dólares neste negócio.