Abertas as candidaturas ao Prémio Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade 90

Para assinalar o Mundial da Saúde, estão abertas, a partir de hoje e até dia 30 de junho (inclusive), as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. O Prémio tem como objetivo alavancar a sustentabilidade na área da saúde, fomentar a inovação em saúde sustentável, promover a introdução de tecnologias e processos inovadores na investigação e prática clínicas, reforçar a aproximação à academia e divulgar boas práticas.

A 2.ª edição desta iniciativa, promovida pela Sanofi, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e pela NTT DATA, destina-se a entidades e pessoas singulares que desenvolvam projetos ou iniciativas que contribuam para a sustentabilidade na área da saúde, nas suas várias dimensões; mantendo-se as quatro categorias a concurso: Sustentabilidade Social, Sustentabilidade Económica, Sustentabilidade Ambiental e Sustentabilidade na Transformação Digital.

Maria de Belém Roseira

Presidente do Júri
“Esta iniciativa pretende premiar a criatividade em Portugal. Sabemos que há muito bons projetos no nosso país, muitos projetos que fazem realmente a diferença nas suas comunidades e que não são conhecidos. Queremos identificá-los e distingui-los, mas, acima de tudo, aprender e deixarmo-nos inspirar por eles. Para que mais instituições possam fazer a diferença. Pretendemos fomentar um ambiente colaborativo onde a inovação e a sustentabilidade sejam impulsionadas por mentes visionárias e criativas.”
A edição deste ano tem é dedicada à “Inteligência Artificial aplicada à Saúde”, um tema que está a revolucionar o setor da saúde, possibilitando diagnósticos mais rápidos e precisos, medicina personalizada e ganhos significativos na eficiência da prestação nos cuidados de saúde. A Inteligência Artificial na saúde tem desempenhando um papel crucial na gestão de doenças crónicas, na telemedicina e no desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios complexos da saúde pública.

A grande novidade é o convite dirigido aos estudantes do ensino superior para participarem em qualquer uma das quatro categorias do prémio. Para isso, será criado um painel de avaliação exclusivo para as candidaturas desta nova geração de inovadores, com o objetivo de incentivar os jovens a desenvolverem soluções inovadoras e sustentáveis que contribuam de forma sustentável para o futuro da saúde.

Em 2024, na primeira edição, foram distinguidos quatro vencedores e três menções honrosas.

Para aceder ao regulamento, conhecer os vencedores da primeira edição e efetuar a sua candidatura aceda ao website do Prémio em https://premioinovacaosaude.pt/ .