Aberto concurso urgente para 349 novos médicos no SNS 935

Aberto concurso urgente para 349 novos médicos no SNS

29 de dezembro de 2016

No início da semana, a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) lançou um concurso para a contratação urgente de 349 médicos para o Serviço Nacional de Saúde.

Os interessados têm apenas cinco dias para apresentarem as suas candidaturas, um prazo que é justificado pela ACSS por esta ser uma «contratação urgente» de modo que seja possível colmatar, «com a maior brevidade possível, as necessidades mais prioritárias dos serviços e estabelecimentos».

«Um momento de viragem». É assim que o bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, descreve, em declarações ao “Público”, este que agora se está a viver, por via da abertura deste concurso e da reposição do pagamento de horas extraordinárias aos médicos, previsto no Orçamento do Estado para 2017.

O bastonário lembra que Portugal «está a formar médicos a um nível muito elevado» e que por isso «é preciso que o Estado contrate e fixe esses clínicos no Serviço Nacional de Saúde de modo a resolver o problema da disponibilidade de horas de trabalho médico».

Já o presidente do Sindicato Independente dos Médicos, Roque da Cunha, diz-se «bastante pessimista» quanto aos resultados de mais estes concursos. «Nos concursos que têm vindo a realizar-se nos últimos anos, cerca de 20% das vagas ficam por preencher», explicita, para adiantar que o mesmo poderá  acontecer com este uma vez que «o Ministério da Saúde não tem feito nada» para atrair os médicos para o SNS.

De qualquer modo, Roque da Cunha, considera que a rapidez invulgar do atual concurso «é um elemento positivo», que poderá contribuir para uma maior adesão.