ABORDAGEM TERAPÊUTICA DE ALERGIAS SAZONAIS, RINITES E SINUSITES NA FARMACIA DE OFICINA 240

Com maior relevo em estações como primavera e outono, devido a uma maior concentração de alergénios presentes no ambiente, o desenvolvimento de rinite, conjuntivite alérgica, reações cutâneas e outros estados de hipersensibilidade são frequentes, e motivo de visita assídua nas farmácias comunitárias.

Sintomas típicos como espirros, rinorreia, inflamação da orofaringe, prurido e obstrução nasal, que apontam para a condição de rinite alérgica, é aconselhada uma avaliação de quais os agentes causadores de modo que possam ser evitados, bem como efetuar uma terapêutica anti-histamínica oral ou inalada, com o auxílio de uma correta higiene nasal recorrendo a soluções salinas. Perante sintomas oculares como comichão, vermelhidão ou lacrimejo excessivo característicos de conjuntivite é indicada a uma lavagem e limpeza frequente, bem como a utilização de colírios anti-histamínicos, lagrimas artificiais. Já sinais como erupção cutânea, comichão e irritação da pele associadas a uma hipersensibilidade alérgica ocasionados por elementos do ambiente ou picadas de insetos, requerem uma abordagem com recurso com anti-histamínicos e calmantes tópicos.

É importante que o farmacêutico efetue uma abordagem prática e objetiva na identificação dos sintomas e necessidades individuais, para poder prestar um aconselhamento personalizado de modo a proporcionar um alivio significativo dos sintomas alérgicos.

Emanuel Cabral
Farmacia Sé (Grupo Linaida)