A Ordem dos Farmacêuticos (OF) anunciou a abertura de inscrições para a Academia da Prova de Ingresso, um projeto formativo desenvolvido pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas (SRSRA-OF) com intenção de preparar aqueles que se submetam à Prova de Ingresso da Residência Farmacêutica.
Abertas as candidaturas à segunda edição da Residência Farmacêutica, que permite o exercício profissional em Análises Clínicas, Farmácia Hospitalar e Genética Humana, os candidatos devem primeiro ultrapassar o desafio da Prova de Ingresso. E é neste sentido que a OF quer ajudar os farmacêuticos, com uma formação à distância.
A Academia da Prova de Ingresso (API) está estruturada em 16 módulos, que decorrem entre a divulgação das matérias avaliadas pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e a data de realização da Prova de Ingresso, em áreas como o Sistema Nervoso e Respiratório, a Hematologia ou a Legislação Farmacêutica.
De acordo com a OF, cada módulo inclui uma aula lecionada online durante 4h. Os participantes têm acesso às gravações das aulas e a um “banco de perguntas, documentos de suporte, bibliografia criteriosamente selecionada e ainda um fórum onde os participantes podem esclarecer as suas dúvidas com os formadores”.
Estão abertas as inscrições para a 2.º edição da Residência Farmacêutica, até dia 31 de agosto. A edição conta com algumas novidades no que ao número de vagas diz respeito, assim como à sua distribuição pelas três áreas de especialidade. Foram disponibilizadas um total de 139 vagas para esta edição, menos quatro que em 2023.