Ação de rastreio nas farmácias comunitárias alerta para o real impacto da osteoporose 314

A osteoporose é uma doença silenciosa que afeta cerca de 800 mil portugueses e apresenta um elevado impacto físico, psicológico e socioeconómico. Para contrariar esta realidade, arranca hoje uma ação de rastreios realizada pela Associação Nacional das Farmácias (ANF), com o apoio da Amgen. Esta iniciativa estará a decorrer nas farmácias comunitárias aderentes, durante o mês de maio, e basear-se-á no questionário da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF) sobre os riscos da osteoporose.

A osteoporose é anualmente responsável por cerca 40 mil fraturas ósseas, incluindo aproximadamente 12 mil fraturas da anca. No ano a seguir a uma fratura da anca, 1 em cada 4 doentes morrerá, e 9 em cada 10 doentes poderão necessitar de apoio para realizar as atividades diárias. Perante estes dados, para Sílvia Rodrigues, farmacêutica comunitária e Diretora da ANF, esta iniciativa representa “mais um contributo das farmácias como agente de saúde pública. Uma ação que destaca a importância da proximidade da prevenção e com potencial para reduzir o impacto que a osteoporose pode ter na qualidade de vida de uma pessoa”.

Esta iniciativa alerta ainda para a principal consequência da osteoporose, as fraturas por fragilidade. Clarificando que todas as fraturas que ocorrem em ossos grandes, no punho, no colo do fémur, na anca ou na coluna vertebral – após uma queda, por vezes, devido a pequenos acidentes, como escorregar ou tropeçar, resultam da deterioração da estrutura óssea. Junte-se ainda, com os rastreios, o especial reforço dos fatores de risco associados, como a idade, e os cuidados a ter com o estilo de vida, como o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e a redução ou a ausência de atividade física.

Com esta iniciativa, Tiago Amieiro, Diretor-Geral da Amgen Portugal, destaca: “Ao unirmos esforços com a rede de farmácias estamos a caminhar juntos para a prevenção da osteoporose. Trata-se de uma ação que nos permite perceber e dar uma melhor resposta às necessidades sentidas por estes doentes”.

Após a realização desta iniciativa será possível ter uma ideia da prevalência da população em risco de desenvolver osteoporose e fraturas por fragilidade, a nível nacional e regional, assim como realizar uma avaliação das características sociodemográficas da população rastreada.

Sobre a osteoporose:
A osteoporose é uma doença que afeta o esqueleto, tornando os ossos mais porosos e fáceis de fraturar. Isto acontece pela redução da massa óssea, que leva a que os ossos fiquem menos densos e
quebradiços. A fratura dos ossos – especialmente do punho, vértebras ou anca – é a principal consequência da osteoporose. E a perda de qualidade de vida e a dependência de terceiros são um elevado fardo desta doença.

Sobre a ANF:
A ANF foi fundada em outubro de 1975, a partir da estrutura do Grémio Nacional das Farmácias. Representa 97% das Farmácias portuguesas e tem por missão a defesa dos interesses morais, profissionais e económicos dos proprietários de Farmácia. O reforço da intervenção político-associativa e a aposta da ANF na melhoria contínua do exercício profissional na Farmácia têm contribuído para a consolidação dos padrões de qualidade dos serviços prestados, promovendo a credibilidade e a confiança dos cidadãos no sector. A força e a competência do sector da farmácia resultam da unidade e solidariedade entre os associados, da visão e liderança da ANF na promoção destes valores.

Sobre a Amgen:
A Amgen está empenhada em desenvolver o potencial da biologia para o tratamento de doentes que sofrem de doenças graves, descobrindo, desenvolvendo, fabricando e fornecendo terapêuticas inovadoras para uso humano. Esta abordagem começa com a utilização de ferramentas como a genética humana avançada para desvendar as complexidades da doença e entender os fundamentos da biologia humana.
A Amgen concentra-se em áreas de elevada necessidade médica não atendida e aproveita a sua experiência no fabrico de produtos biológicos para encontrar soluções que melhorem os resultados em saúde e melhorem drasticamente a vida das pessoas. Pioneira em biotecnologia desde 1980, a Amgen cresceu e tornou-se a maior empresa independente de biotecnologia do mundo, alcançou milhões de doentes em todo o mundo e está a desenvolver uma linha de medicamentos com potencial disruptivo. Para mais informação visite www.amgen.pt.