A Sociedade Portuguesa de Cardiologia, a Fundação Portuguesa de Cardiologia, a Sociedade Portuguesa de Aterosclerose e a Joaquim Chaves Saúde, com o apoio da Amgen Biofarmacêutica, vão realizar um rastreio gratuito ao colesterol total e alertar para o efeito do mesmo nas artérias do corpo humano através de uma ação imersiva que acontece no âmbito da sensibilização do mês de maio para as doenças cardiovasculares.
Enquadrada na campanha de alerta “Na Rota do Colesterol”, esta iniciativa decorre hoje, no MAR Shopping Matosinhos, entre as 10h e as 20h. O objetivo é alertar para a importância da monitorização dos valores de colesterol como método de prevenção para as doenças cardiovasculares, como o AVC e o enfarte do miocárdio, entre outras. Os participantes têm a possibilidade, através da utilização de óculos de realidade virtual, de observar os efeitos do colesterol no seu sistema circulatório.
De acordo com dados da Fundação Portuguesa de Cardiologia, referentes ao estudo nacional “Os Portugueses e o Colesterol 2023”, cerca de 74% dos portugueses desconhecem os seus níveis de colesterol, sendo esse desconhecimento mais acentuado nas camadas mais jovens. Como destaca Manuel Carrageta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, em comunicado, “morrem, em média, cerca de 80 pessoas por dia, devido a patologia cardiovascular. Só o enfarte do miocárdio mata, em média, mais de 12 pessoas por dia, e esta é uma doença muito associada aos fatores de risco, nomeadamente ao colesterol, que é a sua principal causa. É por isso urgente que todos conheçam o seu corpo e os seus níveis de colesterol”.
Hélder Pereira, presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, alerta que “é fundamental que os portugueses tenham mais conhecimento sobre a sua saúde e compreendam a importância da prevenção das doenças cardiovasculares. O seu impacto na saúde individual e na sociedade é indiscutível”. É neste sentido que surge a campanha “Na Rota do Colesterol” com o objetivo de encorajar o conhecimento dos diferentes constituintes do colesterol e a prevenção da sua acumulação em prol da saúde cardiovascular, pelo bem-estar e melhoria da saúde dos portugueses.
Segundo Francisco Araújo, presidente da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose, “estima-se que a aterosclerose afete quase um milhão de portugueses e entre os seus fatores de risco o que está menos controlado é o colesterol, são por isso fundamentais ações de alerta e sensibilização para a população”. Nas palavras de Andreia Xavier, diretora técnica do Laboratório Dr. Joaquim Chaves Centro, “o rastreio ao colesterol é um ato simples e é, por isso, muito importante que as pessoas sejam agentes da sua própria saúde. É fundamental relembrar que a prevenção salva vidas, pelo que estas iniciativas são de extrema importância para a promoção da saúde da população”.
A iniciativa dirige-se a toda a população, incluindo sobreviventes de enfarte do miocárdio, aos quais, derivado desta condição, é necessário advertir da alteração dos valores de colesterol considerados como “normais”. O colesterol tem um impacto que a grande maioria das pessoas ainda desconhece ou não controla, já que a sua acumulação é progressiva e assintomática.
Localizada no piso 0 do MAR Shopping Matosinhos, na ligação de um dos corredores com o Atrium e acesso à Loja IKEA, esta experiência diferenciadora e educacional promete, a partir da imersão de cada participante, levá-lo a “viajar” e a conhecer os efeitos do colesterol nas suas artérias. Trata-se de uma atividade de realidade virtual com partilha de mensagens de sensibilização e de prevenção associadas às doenças cardiovasculares e reforço da importância do acompanhamento médico regular e da adoção de estilos de vida saudáveis.