ACSS: Vagas em especialidade médica era a prioridade e foi conseguida 741

ACSS: Vagas em especialidade médica era a prioridade e foi conseguida

16 de dezembro de 2014

A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) justificou hoje o atraso na publicação do mapa de vagas para escolha da especialidade médica com a necessidade de arranjar vagas para todos os candidatos, «objetivo que foi cumprido».

A ACSS divulgou na segunda-feira à noite o mapa de vagas para ingresso no primeiro ano da especialidade do Internato Médico, a ter início a 2 de janeiro de 2015.

«Foi cumprido o objetivo de atribuir uma vaga para cada candidato», afirma a ACSS em comunicado enviado à “Lusa”, sublinhando que o mapa divulgado «contempla vagas para todos os candidatos que se apresentaram à área profissional de especialização, num total de 1.548, número que representa um acréscimo de mais 71 vagas relativamente ao ano passado (1.477)».

A especialidade com maior acréscimo de vagas é a de Medicina Geral e Familiar com mais 55 vagas, acrescenta.

Há cerca de um mês, a Ordem dos Médicos denunciou a falta de 200 vagas, problema que a ACSS diz ter conseguido ultrapassar, garantindo vaga para todos os candidatos, à custa de um ligeiro atraso na publicação do mapa.

Fonte da ACSS sublinha contudo que a falta de vagas era um problema maior do que o tempo mais reduzido que os candidatos agora têm para escolher a especialidade.

«Vamos tentar condensar o prazo do período de escolha para evitar que coincida com o período natalício. Caso haja necessidade o período de seleção poderá ser alargado um dia ou dois», adiantou.

O processo de escolha das 1.548 vagas por parte dos candidatos terá início hoje, a partir das 14h30, e está previsto terminar até sexta-feira, período que a ACSS admite prorrogar.

Fora de questão está o adiamento de 48 horas pedido pelo Conselho regional do Norte da Ordem dos Médicos para início das escolhas, segundo a ACSS, assegurando que começa hoje ao início da tarde.

Quanto à data prevista para início de funções – 2 de janeiro – a ACSS diz também que para já não se põe a possibilidade de qualquer adiamento.

A Ordem dos Médicos do Norte sugeriu a possibilidade de prorrogar o início de funções por 15 dias de forma automática para quem o solicitar.

A ACSS adiantou ainda ter tido já o apoio da Associação de Estudantes de Medicina, que terá admitido que o importante era que houvesse vagas para todos e que isso justificaria o atraso de um dia, na publicação do mapa de vagas.

Segundo a ACSS, a data prevista para publicação das vagas era sexta-feira, pelo que na prática verificou-se um atraso de um dia útil.