O ex-ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, defendeu que o mundo está a viver “uma nova era” devido à pandemia de covid-19, manifestando esperança num “novo entendimento” global sobre a importância das políticas de saúde.
“Estamos agora enfrentando uma nova era. Os Estados-membros da União Europeia (UE), os Estados Unidos, o Reino Unido e a China aperceberam-se de que uma doença viral pode parar a economia, pode por todos os aviões no chão”, afirmou o ex-governante numa conferência virtual sobre o tema da União Europeia da Saúde.
No debate coorganizado pela representação da Comissão Europeia em Portugal e pela Nova Economics Club, em parceria com a Nova Student’s Union, Adalberto Campos Fernandes salientou que, devido à pandemia, “pela primeira vez a saúde precedeu a economia” a nível mundial.
“Este será, possivelmente, o mais importante incentivo para uma política global com mais ambição e um novo entendimento do papel das políticas de saúde em todo o mundo”, adiantou Adalberto Campos Fernandes, para quem, após a covid-19, “nada será como era antes” tendo em conta o impacto da pandemia na vida social e económica.
O ex-ministro sublinhou ainda a relevância que a ciência assumiu durante a pandemia e manifestou-se convicto que será possível nos próximos anos dar os primeiros passos para a constituição de uma União Europeia da Saúde direcionada para as doenças emergentes e pandemias.