A Autoridade da Concorrência (AdC) deu ‘luz verde’ à compra pela Esteve Healthcare do negócio de medicamentos para tratamento de doenças raras da Perrigo, segundo nota publicada esta terça-feira.
Num comunicado divulgado no seu site, citado pela Lusa, a AdC disse, a 12 de junho, que decidiu não se opor à operação de concentração por considerar que esse negócio “não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional ou numa parte substancial deste”.
Esteve é um grupo internacional de especialidades farmacêuticas, que tem duas divisões de negócios: a divisão terapêutica e a divisão de desenvolvimento de contratos e organização de produção de ingredientes farmacêuticos ativos, intermediários e tecnologias avançadas. Em Portugal, a Esteve está presente através da Esteve Pharmaceuticals – Laboratório Farmacêutico, Lda.
Já a Perrigo compreende três medicamentos destinados ao tratamento de doenças endócrinas e oncológicas órfãs: o Lysodren, indicado para tratar sintomas de carcinoma adrenocortical avançado, o Metopirone e o Ketoconazol, ambos usados para diagnosticar e tratar a Síndrome de Cushing. A Perrigo está presente em Portugal através da HRA Pharma Iberia S.L, Sucursal em Portugal.
A agência Efe publicou, em abril, que a farmacêutica Esteve fez uma oferta para comprar até 275 milhões de euros da filial da Perrigo HRA Pharma Rare Diseases, empresa especialista em doenças raras.