A Associação de Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA) está a participar na 65.ª Annual Meeting and Conference do GIRP – European Healthcare Distribution Association, que decorre até hoje, em Praga, capital da Chéquia.
Innovation 2040: Blurring Traditional Health Care Boundaries é o tema desta edição. Num cenário marcado por modelos de negócio em constante desenvolvimento, bem como por novas tecnologias, “o programa da reunião anual aborda temas como a escassez de medicamentos e produtos de saúde, a transformação e a digitalização da experiência do doente, a aplicação da inteligência artificial e as melhores práticas emergentes que irão definir o futuro do setor da saúde”, explica a ADIFA, em comunicado.
“A saúde é um pilar do desenvolvimento económico e social das sociedades europeias e a distribuição farmacêutica desempenha um papel crucial no bom funcionamento das estruturas de cuidados de saúde, assegurando um acesso universal e democrático de todos os cidadãos ao medicamento”, refere, em comunicado, Nuno Flora. Para o presidente executivo da ADIFA, tanto “em Portugal, como na Europa, os distribuidores de serviço completo têm procurado trabalhar em conjunto no sentido de alcançar um modelo de negócio eficiente, sustentável e alinhado com as novas tendências do setor, que seja capaz de melhorar continuamente a sua resposta às necessidades dos doentes”.
O GIRP reúne associações nacionais e empresas de 33 países, totalizando mais de 750 distribuidores farmacêuticos. Anualmente, as empresas representadas no GIRP são responsáveis pela distribuição de 15 mil milhões de embalagens de medicamentos, fazendo a ponte entre 3500 fabricantes e 250 mil farmácias e profissionais de saúde espalhados por toda a Europa.