No dia 17 de dezembro deste mesmo ano tomou posse uma nova geração de Dirigentes Associativos na Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. A AEFFUP, fundada em fevereiro de 1929, é uma das Associações de Estudantes mais antigas do país, tendo sempre desempenhado um papel determinante na representação dos estudantes da FFUP. E o que faz desta Associação uma estrutura tão estimada e eficaz na sua atividade, julgamos ser a sua exímia capacidade de adaptação, e melhoria constante. Assim, para uma sociedade cada vez mais exigente e rápida nas suas
mutações, trazemos novas ideias e novas soluções, mantendo-nos sempre alinhados com os altos valores que fazem da AEFFUP, a escola, e casa de farmacêuticos de excelência.
A atividade da AEFFUP divide-se leigamente em duas principais áreas. O âmbito político, em que colaboramos proximamente com Federações e Associações académicas, nacionais e internacionais, para representar e tomar parte da discussão de assuntos que impactem direta ou indiretamente os Estudantes da FFUP, seja enquanto estudantes, enquanto futuros farmacêuticos ou enquanto cidadãos deste país. Outra área é relativa às atividades promovidas pela AEFFUP. Através destas conseguimos dar resposta de maneira objetiva e muito prática àquelas que são as necessidades dos Estudantes atuais da FFUP para que estes enriqueçam o seu percurso a nível cultural, desportivo, formativo e outros mais, participando ativamente na construção de Farmacêuticos completos.
Os principais motes que guiaram a nossa candidatura e que serão as nossas preocupações para este ano centram-se na saúde mental, ação social, sustentabilidade e formação.
Na FFUP, uma faculdade com uma dinâmica tão sui generis, em que a maioria dos Estudantes se procura envolver num rol extenso de projetos extracurriculares, em busca de estímulos que os desafiem, a pandemia tomou um ainda mais grave impacto no que diz respeito à saúde mental. Conhecendo tão proximamente as repercussões que todo este novo contexto está a trazer para os nossos Associados, a AEFFUP quer ter um papel ativo não só na sensibilização mas também no uso de estratégias de gestão emocional, promovendo trainings dirigidos a este tema.
Vivemos numa época em que ser Estudante do Ensino Superior, requer não só capacidade financeira para garantir transporte, ou alojamento e alimentação, mas também os meios eletrónicos adequados para que haja acesso à formação e informação. Se há uns meses um Estudante encontraria na sua faculdade espaços propícios ao estudo e nele todos os materiais necessários, neste momento é em casa que os Estudantes precisam de aceder a estes mesmos meios para suprir as suas necessidades intelectuais. Sabemos portanto que os Estudantes não estão em pé de igualdade. Vivemos num contexto diferente, todos nós, e é portanto essencial atuar com sensibilidade para cada caso, eliminando constrangimentos que obriguem os Estudantes a abandonar a sua IES. Se não alcançámos os 40% de diplomados em 2020 é preciso trabalhar para que no futuro próximo seja essa a realidade. Portanto neste ponto a AEFFUP manter-se-á ativa na discussão e potencializará ainda mais o seu Programa de Apoio Social que constitui uma ajuda pontual aos Associados que dela necessitem.
Sobre a sustentabilidade, será a nossa luta constante. Há sempre mais a fazer e melhorar. Começando pela atividade corrente da associação, numa boa gestão de bens, escolhendo sempre opções mais saudáveis para o ambiente, no uso eficiente dos recursos eletrónicos em detrimento de um gasto excessivo de papel e na reformulação da nossa logística interna para que nesta se reflita claramente a importância que tem para nós esta temática.
Relativamente à formação, ao longo dos anos temos vindo a apresentar diversos projetos de formação em áreas como por exemplo o Marketing e Gestão, e organizado Congressos cada vez mais estruturados e realmente pertinentes, sendo exemplo disso mesmo o XV Congresso AEFFUP em que debatemos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030. Este ano, para além de investirmos numa nova área, a Data Science, queremos também investir na formação de bons cidadãos. É uma problemática geral o desinteresse dos jovens pela política, por isso, a AEFFUP assume a responsabilidade de combater esta realidade, promovendo conversas informais com os seus integrantes e Associados em que se irão discutir e escrutinar temas com impacto direto na vida dos Estudantes e que por vezes lhes são desconhecidos.
A AEFFUP está pronta para os desafios de 2021, e encará-los-á sempre com a mesma garra que a caracteriza. “Pelo presente do Estudante, pelo futuro do Farmacêutico”.
Débora Silva
AEFFUP