AFP partilha preocupações sobre o setor farmacêutico com ministro da Saúde 476

AFP partilha preocupações sobre o setor farmacêutico com ministro da Saúde

18 de Janeiro de 2016

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) expôs ao ministro da Saúde as suas preocupações em relação ao desenvolvimento do setor e propôs um aprofundamento da colaboração existente.

Numa reunião com Adalberto Campos Fernandes, entre outras preocupações, a AFP abordou o processo de revisão das margens e dos preços de referência dos medicamentos e defendeu alterações legislativas que permitam uma reorganização territorial das farmácias, revelou a associação, em comunicado.

«As farmácias, embora façam parte do setor privado, cumprem uma função essencial na cadeia de valor do Serviço Nacional de Saúde», defendeu a presidente da AFP, Manuela Pacheco.

«Em última análise, a sustentabilidade e o bom funcionamento das farmácias garantem o acesso dos cidadãos aos medicamentos de que necessitam», afirmou Manuel Pacheco, acrescentando que o ministro da Saúde se mostrou muito disponível para encontrar soluções que melhorem a situação do sector.

A AFP levou, também, propostas de aprofundamento da colaboração com o Ministério da Saúde, através de programas de prevenção, acompanhamento farmacoterapêutico e da integração de farmacêuticos nos cuidados de saúde primários.

Atualmente, a AFP colabora com o Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente nos programas de troca de seringas, substituição opiácea e na vacinação fora do Plano Nacional de Vacinação.