A Agência Europeia dos Medicamentos (EMA, na sigla inglesa) deu esta sexta-feira parecer positivo à vacina contra a febre dengue da farmacêutica japonesa Takeda, determinando que pode ser administrada a partir dos quatro anos.
Segundo um comunicado da EMA, o comité dos medicamentos para uso humano “adotou um parecer positivo para a vacina tetravalente da dengue (viva, atenuada) Takeda, utilizada para prevenir doenças causadas pelos serótipos 1, 2, 3 e 4 do vírus da dengue em pessoas a partir dos quatro anos de idade”.
Esta é a primeira vez que o referido comité analisa simultaneamente um medicamento destinado ao mercado da União Europeia, ao abrigo do procedimento centralizado, e de países terceiros, ao abrigo do programa ‘UE-Medicamentos para todos’ – ou EU-M4all.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, há aproximadamente 390 milhões de infeções mundiais de dengue por ano, com uma taxa de mortalidade estimada em 20 mil a 25 mil pessoas por ano, maioritariamente crianças.
A doença é atualmente endémica em mais de cem países, incluindo na Europa, não existindo uma terapêutica antivírica disponível para a dengue, sendo a prevenção o instrumento mais eficaz no combate à doença provocada pela picada de mosquitos das espécies ‘Aedes aegypti’ e ‘Aedes albopictus’.