Agente ativo BioGaia eficaz na prevenção de cólicas infantis 3509

Jaba Recordati: BioGaia eficaz na prevenção de cólicas infantis

19 de Maio de 2015

Um novo estudo científico revelou resultados de 100% de eficácia do probiótico Lactobacillus reuteri Protectis (L. reuteri Protectis), agente ativo de BioGaia, da Jaba Recordati, na redução do tempo médio de choro em bebés com cólicas.

Este quinto estudo clínico demonstra efeitos significativos de L. reuteri Protectis em crianças com cólicas, que apresentaram uma diferença positiva de 84 pontos percentuais na resposta ao agente ativo de BioGaia, comparativamente às crianças que receberam placebo.

O estudo, realizado na China e publicado online a 16 de abril de 2015, foi aplicado de forma aleatória e apresenta resultados relevantes. Metade dos bebés que tomaram L. reuteri Protectis apresentaram melhorias ao 14º dia, e ao 28º a percentagem de resposta foi de 100% (vs. cerca de 20% no placebo).

Também o tempo médio de choro dos bebés que tomaram o probiótico reduziu significativamente em comparação com os restantes (32.1 ± 8.3 min/dia vs. 120.6 ± 20 min/dia), a par de níveis favoráveis de 100% na satisfação parental e de redução na depressão materna.

Existem diversas análises que contemplam estudoscom recurso a outro tipo de probióticos, mas apenas com Lactobacillus reuteri Protectis demonstrou ser realmente eficaz na prevenção e tratamento das cólicas do lactente.

Para além dos benefícios a curto prazo, como a tranquilidade e a qualidade de vida do bebé e dos pais, é ainda fundamental ter em conta as consequências das cólicas nos primeiros tempos de vida do bebé. A longo prazo pode tornar a criança mais suscetível a níveis elevados de ansiedade, agressão, distúrbios de sono, alergias e hiperatividade.

A cólica infantil afeta um em cada quatro bebés e traduz-se num choro contínuo e duradouro da criança. Se administrado nos primeiros dias de vida a bebés em regime exclusivo ou predominante de amamentação, o impacto de Lactobacillus reuteri Protectis na duração do choro é visível ao fim de poucos dias.

No estudo comparativo, estes bebés choraram, por dia, menos de metade do tempo (45 minutos) do que as crianças que receberam placebo (96 minutos), e esta diferença significativa entre os grupos permaneceram até ao final dos três meses de administração.

A par das melhorias na motilidade e função intestinal, este probiótico apresenta também um ótimo desempenho na prevenção de regurgitação, gastroenterites e diarreias em comparação com o placebo.

Probióticos são «microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, promovem benefícios na saúde» segundo a Organização Mundial da Saúde, contribuindo assim para manter o equilíbrio intestinal.