A farmacêutica Aida Batista, delegada da Organização de Farmacêuticos Ibero-Latino Americanos (OFIL) em Portugal, vai continuar na junta permanente da organização, mas agora como vogal.
A nova junta foi nomeada a 15 de dezembro para o próximo biénio. O Presidente é Andrés Navarro Ruiz, farmacêutico espanhol, que substituiu Alejandro Zamorano, do México.
Na anterior junta, Aida Batista, que também é membro da Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde (SPFCS), ocupava a função de tesoureira.
A OFIL
A Organização de Farmacêuticos Ibero-Latino Americanos surgiu em 1981, tendo nascido, segundo o noticiado no site da SPFCS, da necessidade “de colaborar e de unir os colegas Ibero-latino-americanos para o progresso da profissão farmacêutica e conseguir, assim, um maior reconhecimento da sociedade aos nossos esforços em prol favor da saúde e o desenvolvimento científico“.
Ainda de acordo com a SPFCS, “trata-se da única entidade que reúne farmacêuticos da América Latina e da Península Ibérica, com os fins citados e tendo como línguas oficiais o espanhol e o português”.
Portugal já há muitos anos que tem um delegado da OFIL, ainda que não exista uma OFIL Portugal.