Há tempos, e por mero acaso, vi na TV uma entrevista a um pequeno empresário da Catalunha, que tinha sido distinguido entre os seus pares, e pelo que me pareceu, entre cerca de sessenta empresas do mesmo ramo. No decorrer da peça, o jornalista conclui que esta distinção naturalmente acrescentou valor em termos de mercado à sua empresa, e o dito Sr., experiente e conhecedor, esclarece que, em sua opinião esta distinção pouco valor acrescenta à sua empresa, deixando o jornalista desconcertado. E de seguida, com muita clareza, explica: -“ o verdadeiro valor e potencial da minha empresa entra pela porta todos os dias às oito horas e sai ao fim do dia! Esse sim, constitui o valor real da minha empresa, e é o que certamente a distingue das outras que fazem o mesmo que nós! É por causa desse verdadeiro património humano que os clientes nos preferem! Porque a nossa cultura organizacional nos torna diferentes! Não é pelo que fazemos, mas pela forma como o fazemos!”. Sem dúvida que é mesmo assim! E isto é válido para qualquer empresa, seja de que dimensão for. E ainda mais notório nas pequenas e micro empresas, como é o caso das nossas farmácias. O que leva um cidadão a ser fiel cliente de uma determinada farmácia, e não da outra que está na mesma rua a escassos metros, ou no mesmo bairro? Afinal todas prestamos o mesmo serviço público, basicamente temos os mesmos produtos e serviços, temos equipas igualmente qualificadas, e até somos semelhantes em termos visuais… O que é nos nos distingue e nos torna diferentes? É sem dúvida a “Cultura Organizacional” de cada uma das nossas “micro” empresas, que nos torna únicos apesar de “todos iguais”… E esta forma de ser e estar tão própria, respira-se e sente-se. É uma espécie de microcosmos próprio, inerente às pessoas que integram a estrutura, e que compartilham valores, princípios e comportamentos nos quais se reveem. São o alicerce de toda a estrutura. E esta “cultura” que não é tangível, mas que integra o DNA de toda a empresa ,é intrinsecamente única e diferente. E é o que nos distingue uns dos outros, apesar de todos fazermos o mesmo. São normas informais que norteiam os comportamentos dos elementos da equipa no dia a dia, e direcionam a sua atividade sempre com o sentido de contribuir para o bem maior da sua organização. Este é de facto o maior valor patrimonial seja de que empresa for. Mas, como todos os valores e bens, tangíveis, ou não, tem de ser cuidado, e alimentado para que tenha robustez e consistência. Para que se sinta e respire dentro de cada organização. Para que todos tenham de forma clara os valores e princípios que os norteiam , e possam ter orgulho de fazer parte de uma organização transparente e focada no sucesso. Por vezes, sinto que nas nossas pequenas estruturas desvalorizamos esta questão, de primordial importância. Talvez porque nos focamos em questões a que erradamente damos prioridade, quando deveríamos estar a cuidar e consolidar os nossos alicerces. Helena Amado, farmacêutica |