Os Serviços Farmacêuticos do Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, receberam esta terça-feira, no Casino Estoril, o galardão da Farmácia Hospitalar do Ano nos Prémios Almofariz 2023.
“Em nome dos mais de 110 profissionais do hospital, que se dedicam a prestar os melhores cuidados de saúde aos utentes. Obrigado pelo prémio que reconhece o nosso esforço e dedicação ao longo dos anos”, referiu Pedro Soares, diretor deste Serviço, que não pôde marcar presença na gala, mas entrou em formato vídeo durante a entrega do prémio.
Com uma equipa constituída por um total 40 Farmacêuticos, 47 técnicos, 20 assistentes operacionais, cinco assistentes técnicos e, desde o início do ano, quatro residentes farmacêuticos, os Serviços Farmacêuticos do CHUSJ desempenham todos os dias um papel fundamental neste estabelecimento. Por exemplo, a Unidade de Farmácia de Ambulatório dispensa medicamentos a cerca de 16 mil doentes por ano, com mais de 80 patologias diferentes.
São várias as valências proporcionadas por esta equipa. Do Projeto Farma2Care, que dispensa medicamentos hospitalares nas Farmácias Comunitárias escolhidas pelos doentes, ao Banco de Leite Humano do Norte, inaugurado em 2022, passando pelo PharmaDrive, que permite aos doentes de ambulatório aceder à medicação sem sair da viatura, e pela eficiente gestão de stocks.
O Prémio Farmácia Hospitalar do Ano visa distinguir, anualmente, o melhor serviço farmacêutico hospitalar. Concorreram automaticamente todas as Farmácias Hospitalares de Portugal. A escolha do vencedor partiu da responsabilidade da direção da revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO, após consulta de um Conselho Consultivo.
A 29.ª edição dos Prémios Almofariz, uma iniciativa da revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO desde 1995, promove a celebração da Farmácia, num espaço privilegiado para a relação dos diversos elementos do meio farmacêutico como intervenientes fundamentais da Saúde Pública.