Amgen anuncia investimento de 100 milhões em Portugal 1200

O centro de alta competência e inovação da biofarmacêutica norte-americana Amgen em Portugal assinala o seu 1º aniversário com o anúncio de investimento de “100 milhões de euros em 5 anos”.

“O Amgen Capability Center Portugal (ACCP) já contratou 170 colaboradores no seu primeiro ano de atividade e o objetivo é continuar a reforçar os seus quadros no mercado nacional”, informa a entidade em comunicado, para revelar que pretende contratar “até 300 pessoas em dois/três anos”.

“O Amgen Capability Center Portugal representa a aposta e o compromisso da Amgen com o país após a seleção de Lisboa, em detrimento de outras cidades europeias, para a abertura do nosso centro de competências e inovação na Europa. No final do ano passado, fomos considerados um Projeto de Interesse Estratégico para a economia de Lisboa pelo IEFP”, afirma Daniel Campanha, General Manager do Amgen Capability Center Portugal.

“Este é o momento de aproveitarmos as oportunidades que Portugal oferece para podermos gerar na Amgen inovação e eficiência, entre as quais se destacam a disponibilidade de talento local qualificado, a atratividade de talentos internacionais, a cultura favorável e o perfil de custos adequado”, continua o responsável.

O centro de excelência em Portugal é o segundo da Amgen a nível mundial, depois da abertura de um primeiro nos Estados Unidos, em 2017, e “destina-se a dar suporte à atividade da biofarmacêutica nos mercados da Europa, Médio Oriente e África, América do Sul e Canadá, assim como a nível global”.

No primeiro ano de atividade, foram contratadas cerca de 170 pessoas de 27 nacionalidades. “O nosso objetivo é continuarmos a crescer e a dar suporte à Amgen no cumprimento da sua missão de servir os doentes”, revela Daniel Campanha.

O ACCP opera em áreas distintas, como Data & Analítica, Finanças & Planeamento Financeiro e Controlo Interno, Business Enablement, Global Information Protection, Tecnologia Digital & Inovação, Global Strategic Sourcing, Regulatory Affairs, Recursos Humanos, entre outras.

“O sucesso deste primeiro ano de operação é revelador das oportunidades que existem no ACCP. Os valores e a missão da Amgen de servir os doentes estão presentes em tudo o que fazemos, desde o trabalho colaborativo interno entre equipas de áreas e competências diferentes às parcerias globais com os vários mercados da região que integramos. O nível de satisfação dos nossos colaboradores tem-se mantido sempre muito alto nos nossos inquéritos internos, o que nos deixa ainda mais motivados para continuar a servir os doentes. Queremos continuar a atrair e a desenvolver talentos e a criar também parcerias em Portugal com universidades e outras entidades de relevo nacional”, revela Daniel Campanha.

Localizado em Lisboa, na zona de Sete Rios, junto a um dos maiores hubs de transportes da capital, o ACCP desenvolve a sua actividade “assente num modelo de trabalho colaborativo entre equipas locais e globais e em alinhamento com a política de flexibilidade laboral da Amgen, denominada de Flexspace”, lê-se.