Ampliphar sensibiliza portugueses para a prevenção da Osteoporose 431

No mês em que se assinala o Dia Mundial da Osteoporose (20 de outubro) e o Dia Mundial da Menopausa (18 de outubro), a Ampliphar – empresa de referência na área da Saúde, 100% focada no segmento Self Care -, sublinha a importância da suplementação e da ingestão de fitatos e vitamina D para o bem-estar ósseo e para a prevenção da osteoporose, doença que afeta aproximadamente um milhão de portugueses, tendo maior incidência nas mulheres pós-menopausa.

Pelas complicações inerentes à osteoporose, como o elevado risco de fraturas, a prevenção é uma das palavras de ordem no combate à doença. Por ocasião do Dia Mundial da Osteoporose, a Ampliphar alerta a população para a existência da doença, dos seus sinais e sintomas e das formas de prevenção desta patologia, que é uma das principais causas de fratura, sobretudo, em pessoas idosas e do sexo feminino.

Perante a elevada prevalência da osteoporose, e como forma de atuar na prevenção da doença, a Ampliphar realça a importância de ser aconselhada uma suplementação à base de fitatos e vitamina D, principalmente nas mulheres em pré-menopausa e menopausa e em pessoas com idade avançada.

De acordo com estudos de evidência científica, suplementos cuja fórmula contém fitatos – obtidos do arroz integral (Extrato de Oryza sativa), envolvidos nos mecanismos de formação e reabsorção óssea – e vitamina D, contribuem para a manutenção de ossos normais, para a normal absorção e utilização do cálcio e do fósforo.

“Os fitatos não são produzidos no organismo, pelo que, têm de ser fornecidos através da alimentação ou suplementação. O consumo de quantidades normais de alimentos ricos em fitatos (legumes, frutos secos, cereais integrais) é baixo na alimentação ocidental, sendo necessário o reforço através da suplementação.”, esclarece Mariana Azevedo, farmacêutica e Diretora de Marketing da Ampliphar, indicando o Win-Fit osteo como um suplemento que oferece uma abordagem inovadora e segura para a saúde dos ossos.

O Win-Fit osteo é um suplemento alimentar, sob a forma de comprimidos mastigáveis de sabor agradável, que fornece fitatos de origem natural, obtidos do arroz. Um comprimido por dia fornece 400mg de fitatos, equivalente a aproximadamente 1/3 da ingestão ideal de fitatos. Adicionalmente, contém a quantidade diária necessária de vitamina D para ajudar a manter os ossos saudáveis, promovendo a absorção do cálcio da dieta ou da suplementação.

Segundo refere Mariana Azevedo, o suplemento poderá ser utilizado em diversas situações como: prevenção da osteoporose; mulheres em situação de pré-menopausa ou menopausa; pessoas que precisem de suplementos de cálcio e em casos de fragilidade óssea.

“Os baixos níveis de fitatos no organismo estão correlacionados com baixa densidade óssea, pelo que é importante a sua regularização. O Win-Fit osteo resulta de vários anos de investigação universitária efetuada por uma equipa reconhecida no estudo dos processos de biomineralização. Esta investigação revelou que a ingestão adequada de fitatos – nutriente principal utilizado na formulação do Win-Fit osteo -, está relacionada com a diminuição de perda óssea e menor risco de fraturas. Estas pesquisas culminaram na obtenção de uma patente internacional que alega a utilização desta substância em produtos para o bem-estar ósseo e na prevenção da osteoporose”, explica Mariana Azevedo.

Cenário da Osteoporose em Portugal:

A osteoporose é uma doença silenciosa caracterizada pela redução da massa óssea e da resistência mecânica, tornando os ossos mais frágeis e propensos a fraturas. É a principal causa de fraturas ósseas graves em mulheres pós-menopáusicas e em indivíduos idosos, o que representa um grave problema de saúde pública, devido à sua elevada prevalência, às consequências médicas que acarreta, à diminuição da qualidade de vida e aos custos económicos e sociais que comporta.

– Mais de 200 milhões de pessoas afetadas pela doença em todo o mundo;
– Estima-se que quase 1 milhão de pessoas sofram de osteoporose em Portugal;
– Maior incidência nas mulheres após a menopausa;
– Prevalência de osteoporose na população feminina com mais de 65 anos é de 50%;
– Está na origem de cerca de 50 mil fraturas por ano, em Portugal;
– De três em três segundos, acontece uma fratura por osteoporose, no mundo.

Sobre a AMPLIPHAR:
A Ampliphar é uma empresa de referência na área da saúde em Portugal, que focaliza a sua atividade no segmento dos Cuidados Pessoais – Self Care – comercializando e distribuindo marcas em Farmácias e Espaços de Saúde de todo o País. Acreditamos em Self Care é a mensagem da Ampliphar.