Ana Paula Martins quer investir em prevenção e serviços farmacêuticos de proximidade 638

Ana Paula Martins quer investir em prevenção e serviços farmacêuticos de proximidade 

23 de Outubro de 2015

Investir mais em áreas de prevenção, em serviços de proximidade, para que os utentes possam gerir melhor a sua medicação, é este um dos objetivos de Ana Paula Martins, que apresentou ontem a sua candidatura a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF).

 

Para Ana Paula Martins é essencial «valorizar as competências que os farmacêuticos têm, para dar suporte a um sistema de saúde que gostaríamos que fosse sustentável», revelou numa entrevista ao “DN”. 

 

Inserir o farmacêutico no seio das outras profissões é uma das propostas da professora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa: «Temos evidência que comprova que a ação do farmacêutico, integrado na equipa de saúde, pode trazer valor nas áreas de prevenção, diagnóstico e terapêutica».

 

No entanto, ainda existe alguma tensão entre alguns dos profissionais de saúde. Para a candidata a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos «tem de haver uma cultura de transparência, compromisso e de diálogo», realçando que existem «quatro ou cinco aspetos que sabemos que são áreas de conflito, casos da vacinação ou da prescrição. Os farmacêuticos não querem prescrever, [mas sim] fazer, em estreita ligação com o médico, a renovação da terapêutica no doente crónico».