Vai ser hoje assinado o protoloco de colaboração entre a Junta de Freguesia (JF) de Paranhos e a Associação Nacional das Farmácias (ANF) que vai permitir que a população sénior da freguesia tenha acesso ao programa de Preparação Individualizada de Medicação (PIM).
Como vai funcionar
É um serviço gratuito que irá beneficiar a população com mais de setenta anos e com insuficiência económica, cabendo aos utilizadores escolherem uma das farmácias aderentes para prosseguir com o serviço farmacêutico.
Depois, o farmacêutico – com vista a promover a utilização correta, segura e efetiva da medicação – organiza os medicamentos de acordo com a posologia médica, num dispositivo de múltiplos compartimentos, selado de forma estanque e descartado após a sua utilização. Inclui-se, ainda, neste serviço, a informação prestada, oralmente e de forma escrita (incluindo pictogramas), referente ao uso correto, efetivo e seguro do medicamento.
Este apoio é especialmente importante uma vez que os principais beneficiários são doentes crónicos, que tomam vários medicamentos de uso continuado, muitas vezes em situação de vulnerabilidade económica.
Melhorar a adesão à terapêutica
“Um dos maiores problemas de saúde pública é a não adesão à terapêutica. A Preparação Individualizada de Medicação é um grande passo para atenuar essa realidade, trabalhando lado a lado com os farmacêuticos. Queremos auxiliar as pessoas que tomam medicamentos diariamente, ou de forma frequente, evitando-se confusões, esquecimentos, sobredosagens e facilitando a adesão à terapêutica”, salienta Teresa Almeida da Direção da ANF, em comunicado.
Já Miguel Seabra, presidente da JF de Paranhos sublinha que “Paranhos, sendo uma das freguesias mais populosas da cidade do Porto, possui um elevado número de população envelhecida, sem retaguarda familiar. Com este programa, esperamos contribuir para uma melhoria da qualidade de vida e segurança da população mais idosa e vulnerável do ponto de vista sócio e económico. Este projeto resulta de uma parceria de vontades entre as Unidades de Saúde Familiares, as Farmácias locais, a ANF e a JFP e fará sem dúvida a diferença na vida diária da comunidade!”.