ANF e AstraZeneca lançam campanha a alertar para a prevenção da gripe nas crianças 365

A Associação Nacional das Farmácias (ANF) e a AstraZeneca lançaram a campanha ‘Os Influenziadores contra a Gripe’, com o intuito de alertar para a necessidade de prevenção desta doença causada pelo vírus Influenza A e B e que afeta especialmente as crianças.

A prevenção, segundo referido em comunicado, pode ser feita através da vacinação, sendo, por isso, aconselhado aos pais consultarem um profissional de saúde sobre a vacina da gripe. Foi ainda, no âmbito da campanha, disponibilizado um site com mais informações.

 

60% já teve de faltar ao trabalho

Um inquérito feito junto de pais e mães portugueses, citado no comunicado, revelou que, para 53,1% dos inquiridos, os sintomas de constipação ou síndrome gripal manifestaram-se nos filhos pelo menos duas vezes por ano, uma situação que, para 30% dos que foram ouvidos neste inquérito, obriga mesmo à ida a um médico.

O impacto manifesta-se ao nível do absentismo laboral, já que sintomas de constipação ou síndrome gripal nos filhos significou que 60% dos pais inquiridos tiveram de faltar ao trabalho. Em média, os pais tiveram de ficar cinco dias em casa por cada episódio registado nas crianças.

Porém, também indicaram impacto ao nível da sua própria saúde. Neste sentido, os dados obtidos neste estudo revelam que estes acabam por ter também sintomas, fruto do contágio pelos filhos, em cerca de dois terços das situações, com quase 60% a confirmarem ter ficado doentes devido a essa transmissão e com mais de 40% destes a sentirem necessidade de faltar ao trabalho em resultados dos seus sintomas (em média, cerca de 4 dias de ausência por episódio).

A necessidade de baixa médica para apoio à família foi partilhada, de acordo com os dados, por 36% dos inquiridos. Dos que não tiveram necessidade de faltar ao trabalho, 36% deixam as crianças com os avós e 34% com o cônjuge.