O ‘Grémio Nacional das Farmácias – Corporativismo e Saúde’, um livro da autoria da investigadora Ana Paula Pires, vai ser lançado amanhã (15), pelas 10h00, num evento promovido pela Associação Nacional das Farmácias (ANF). A iniciativa marca o arranque das Comemorações dos 50 anos da ANF, com a abertura da Cápsula do Tempo ‘Farmácia 2075’.
A obra, segundo especificado em comunicado, leva-nos por uma viagem sobre o movimento associativo farmacêutico para, “através do estudo e análise da ação Grémio Nacional das Farmácias, organismo regulador que integrou a organização corporativa do Estado Novo a partir do final da década de 30, compreender a importância económica, social e política das farmácias em Portugal”.
O livro é uma parceria entre a ANF, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa, o Arquivo Histórico das Farmácias e o Museu da Farmácia, e nasce de um projeto de investigação suportado no tratamento arquivístico do acervo documental do Grémio Nacional das Farmácias existente na ANF.
A cápsula Farmácia 2075
Durante um ano, até outubro de 2025, a cápsula irá recolher a visão, amplamente participada, do que será a farmácia daqui a 50 anos e será aberta em 2075, no Museu da Farmácia.
Onde adquirir a obra
‘Grémio Nacional das Farmácias – Corporativismo e Saúde estará disponível para aquisição na loja do Museu da Farmácia, em Lisboa, e também online.
Quem é Ana Paula Pires
É doutorada em história pela Universidade Nova de Lisboa e professora na Universidade dos Açores. É membro da direção do Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH e coordenadora do grupo “Economia, Sociedade, Património e Inovação” da mesma instituição.
Programa do evento
10h00
Abertura
Ema Paulino, presidente da Associação Nacional das Farmácias
Apresentação do Livro “Grémio Nacional das Farmácias – Corporativismo e Saúde”
Ana Paula Pires; investigadora e autora da obra
João Neto, diretor do Museu da Farmácia
Comemorações dos 50 anos da ANF
Maria da Luz Sequeira, presidente da Comissão Organizadora das Comemorações dos 50 anos da ANF
Abertura da Cápsula do Tempo “Farmácia 2075”