ANF promove conferência sobre “Escassez de Medicamentos em Portugal” 684

A Associação Nacional das Farmácias (ANF) promove, já no próximo dia 18 de dezembro, segunda-feira, a conferência “Escassez de Medicamentos: Farmácias como parte da solução”. O evento, dizem os organizadores, procura “visões para o amanhã” e ainda soluções, que sejam provenientes de um diálogo construtivo, para que se possa prevenir e mitigar a escassez de medicamentos e o seu impacto em Portugal.

A conferência começa às 14h00 e decorrerá no Auditório do Infarmed, em Lisboa, contando com a presença de várias figuras proeminentes da área. “Escassez de Medicamentos: Farmácias como parte da solução” abre com as intervenções de Helder Mota Filipe, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos e Paula Dinis, membro da direção da ANF. A encerrar o evento estará Manuel Pizarro, ministro da Saúde, Rui Santos Ivo, Presidente do Conselho Diretivo Infarmed (ambos ainda por confirmar), e Ema Paulino, presidente da Direção da Associação Nacional das Farmácias. 

“A escassez de medicamentos no mercado nacional, nas mais variadas tipologias, desde analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos aos medicamentos para a diabetes, exige uma estratégia robusta de prevenção e mitigação para que não se agrave este problema de saúde pública. As causas são múltiplas, entre elas, o contexto internacional e os problemas na produção e distribuição e a pressão da subida dos custos que tem vindo a condicionar a viabilidade económica de determinados medicamentos e do circuito do medicamento. Mas também estão em causa melhorias que permitam aos cidadãos a continuidade das suas terapêuticas, como seja, a possibilidade de os farmacêuticos adaptarem as prescrições sem, com isso, alterarem a orientação médica”, refere a ANF em nota enviada às redações.

Destaque ainda para uma presença internacional, a de Aris Prins, presidente da KNMP (Royal Dutch Pharmacists Association), que irá fazer uma apresentação baseada nas boas práticas internacionais de intervenção das farmácias e da intervenção profissional das suas equipas na gestão de situações de escassez, na Holanda.

Consulte o programa completo abaixo.