Angelini Pharma adquire a Arvelle Therapeutics para se destacar como líder europeu inovador nos tratamentos de Doenças do Sistema Nervoso Central (SNC) e Distúrbios Mentais 449

A Angelini Pharma, uma empresa farmacêutica internacional que faz parte do grupo privado italiano Angelini, e a Arvelle Therapeutics, uma empresa bio farmacêutica sediada na Suíça e direcionada para a oferta de tratamentos inovadores a doentes que sofrem de distúrbios do SNC, anunciaram que celebraram um acordo definitivo de fusão nos termos do qual a Angelini Pharma adquirirá a Arvelle Therapeutics, numa transação efetuada integralmente em numerário e avaliada num montante agregado de mais de 960 milhões de dólares. Após a aprovação regulamentar será paga a quantia de 610 milhões de dólares. De seguida, e na condição de o Cenobamate alcançar determinadas metas a nível de receitas, será adicionalmente paga a quantia de 350 milhões de dólares.

Após a aquisição da Arvelle Therapeutics pela Angelini Pharma, esta terá a licença exclusiva para comercializar o Cenobamate na União Europeia e em outros países do Espaço Económico Europeu (Suíça e Reino Unido). A Angelini planeia lançar o Cenobamate após receber a aprovação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), que está prevista para 2021.
Desde a sua fundação, em 2019, a equipa de gestão da Arvelle tem-se concentrado em fornecer Cenobamate a pessoas com epilepsia na Europa e, ao mesmo tempo, criar valor significativo para os acionistas.

A equipa trabalhou em estreita colaboração com os reguladores europeus para fazer avançar o pedido de autorização de comercialização e prepararam-se com sucesso para o seu lançamento, construindo uma organização em toda a Europa e garantindo a prontidão para o lançamento ao longo das áreas de negócio chave.

O Cenobamate é considerado um medicamento inovador e promissor pela Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) do Reino Unido e é utilizado no tratamento de convulsões de início focal resistentes em adultos. O Cenobamate é uma pequena molécula com um mecanismo de ação complementar dupla exclusivo. Atua modulando positivamente o canal iónico do ácido γ-aminobutírico (GABAA) e inibindo as correntes de sódio dependentes de voltagem.

Os principais resultados de um estudo, revelaram a eficácia clínica do Cenobamate ao mostrar uma redução significativamente maior na frequência média das crises e mais doentes a alcançar uma redução de 50% ou mais na frequência das crises, em comparação com o grupo de controlo. O Cenobamate foi aprovado pela Autoridade dos Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos como um medicamento anticonvulsivante (ASM) para o tratamento de convulsões de início parcial (início focal) em adultos e está disponível sob a marca XCOPRI® (comprimidos de Cenobamate) CV.

“É o investimento mais importante na história do nosso Grupo” –, declararam Thea Paola Angelini e Sergio Marullo of Condojanni, vice-presidente executiva e diretor executivo da Angelini Holding, respetivamente, – “e é a confirmação da dedicação dos nossos acionistas para com o setor farmacêutico, que continua a ser o nosso maior negócio. Esta aquisição representa um marco na nossa trajetória de crescimento, uma vez que nos conduz definitivamente para a dimensão multinacional, para a qual todas as empresas do Grupo Angelini estão agora viradas. Temos orgulho por, pela segunda vez num ano, termos conquistado um ativo significativo e ambicionado, que nos fortalece e posiciona entre os mais importantes líderes do mercado”.

“Na Angelini Pharma, é com enorme entusiasmo que celebramos este acordo promissor e estamos empolgados com o empenho e o trabalho que os nossos colegas da Arvelle dedicaram ao negócio ao longo dos últimos anos. Compartilhamos a mesma cultura centrada no doente e a mesma atitude de agilidade ”, afirma Pierluigi Antonelli, diretor executivo da Angelini Pharma. “Esta transação irá impulsionar-nos para que nos tornemos num líder europeu, bem posicionado para atender às necessidades de doentes com diferentes doenças do Sistema Nervoso Central (SNC) através de um portfólio inovador, recursos médicos distintos e ampla presença comercial, também por meio da abertura de filiais diretas em França, no Reino Unido, nos Países Nórdicos e na Suíça até 2022”.

“Estou muito orgulhoso da equipa que construímos na Arvelle e do que alcançámos nos últimos dois anos com vista a levar o Cenobamate a pessoas que sofrem com epilepsia na Europa”, disse Mark Altmeyer, presidente e diretor executivo da Arvelle Therapeutics. “Consideramos que existe uma harmonização estratégica de excelência com a Angelini Pharma e acreditamos que a aquisição da Arvelle e o lançamento do Cenobamate poderão ajudar a acelerar o seu objetivo de se tornar num operador líder na indústria de SNC”.

A SK Biopharmaceuticals, uma empresa farmacêutica global inovadora cotada na Bolsa de Valores da Coreia, anunciou ter concordado em vender a sua participação de 12% na Arvelle Therapeutics à Angelini Pharma. A SK Biopharmaceuticals continuará a estar habilitada a receber todos os pagamentos previstos ao abrigo do contrato de licença assinado entre a Arvelle Therapeutics e a SK Biopharmaceuticals , em fevereiro de 2019. Adicionalmente os pagamentos de revenue share devidos a alguns dos acionistas da Arvelle serão assumidos pela Angelini Pharma.

“Estamos encantados por iniciar uma nova relação de trabalho com a Angelini Pharma, que nos permitirá dar um passo em frente, rumo ao lançamento do Cenobamate na Europa, tal como havíamos prometido à comunidade da epilepsia”, anunciou o Dr. Jeong Woo Cho, diretor executivo da SK Biopharmaceuticals. “Isto marca o início de uma nova relação com a Angelini, mas também o ano da nossa entrada na Europa.

A SK Biopharmaceuticals continuará a envidar esforços junto dos nossos parceiros no sentido de proporcionar uma nova opção de tratamento a todos os doentes espalhados pelo mundo”.

Por parte da Arvelle, a Centerview Partners UK LLP atua como consultora financeira exclusiva e a Sidley Austin LLP atua como consultora jurídica, com a NautaDutilh N.V. a fornecer igualmente aconselhamento jurídico. Por parte da Angelini Pharma, a White & Case (Europe) LLP atua como consultora jurídica, com o apoio da KMPG relativamente às providências necessárias em sede de tributação e contabilidade.