Angola acolhe primeira reunião de ministros africanos da Saúde 554

Angola acolhe primeira reunião de ministros africanos da Saúde
14-Abr-2014

Angola acolhe, entre hoje e quinta-feira, a primeira reunião dos ministros africanos da Saúde, realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Comissão da União Africana, com a participação de cerca de 300 delegados.

Em conferência de imprensa, o diretor regional para África da OMS, o angolano Luís Gomes Sambo, disse que o encontro terá como pontos fortes a discussão da criação da Agência Africana dos Medicamentos, a análise dos fatores de risco das doenças não transmissíveis, ações para o avanço rápido da luta para a redução da mortalidade infantil e a criação de um Centro de Controlo das Doenças em África.

Segundo, Luís Gomes Sambo, os financiamentos em África para o setor da saúde ainda não são os desejados, sendo este um dos aspetos que vai merecer também a atenção dos participantes.

Relativamente à redução da mortalidade materna e infantil, o responsável regional da OMS referiu que África está a registar progressos, porém «lentos».

«É necessário avançar-se mais rapidamente», frisou Luís Gomes Sambo, que manifestou preocupação quanto à elevada circulação de medicamentos falsos em África devido à ineficiência do controlo.

Segundo a “Lusa”, durante quatro dias, os participantes no encontro vão identificar as ações-chave necessárias para o aceleramento dos progressos no sentido da cobertura universal da saúde no continente africano.

Luís Gomes Sambo referiu, ainda, que existe a tendência de os compromissos assumidos pelas autoridades não passarem à prática, pelo que vai ser analisada a criação de mecanismos de responsabilização conjunta para a execução das Declarações e Compromissos saídos do encontro.