António Costa quer «melhor solução possível» para EMA 798

António Costa quer «melhor solução possível» para EMA

 


19 de junho de 2017

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu, em Portalegre, a «melhor solução possível» para acolher em Portugal a Agência Europeia do Medicamento, cujo processo vai ser reaberto para incluir a cidade do Porto, além de Lisboa.

«Podemos todos trabalhar para ver qual é a candidatura que é a melhor solução possível. Tinha-se pensado que era uma. Chegou a ter, aliás, a aprovação unânime da Assembleia da República. Acho que compete ao Governo, havendo uma manifestação clara de interesse na cidade do Porto, que também seja considerada», disse António Costa, citado pela “Lusa”.

O chefe do Governo, que está em Portalegre como secretário-geral do PS, falava aos jornalistas à margem da apresentação dos candidatos do partido às eleições autárquicas para o distrito de Portalegre, no núcleo empresarial da região, com mais de 600 pessoas.

O Ministério da Saúde anunciou que o processo de candidatura de Portugal para acolher a Agência Europeia do Medicamento (EMA) vai ser reaberto de forma a incluir também a cidade do Porto.

De acordo com uma nota do ministério divulgada, o Governo decidiu reabrir o processo de candidatura, referindo que só o Porto, a par de Lisboa, «parece reunir condições para uma candidatura muito exigente e competitiva em termos europeus».

Questionado sobre esta decisão, o primeiro-ministro considerou «muito importante que, para além das hipóteses que tinham sido estudadas, que se possa agora acrescentar o estudo relativamente a uma solução no Porto».

«Se assim for, eram dois em um, e era bom para o país do ponto de vista da sua produtividade externa, como seria bom para o país, do ponto de vista da sua coesão interna, porque ajudaria à projeção internacional», sublinhou António Costa.

Para o primeiro-ministro, é importante que as soluções «sejam servidas por um aeroporto».

«São as soluções que podemos trabalhar e vamos trabalhar», disse, sobre as duas candidaturas à EMA.