A iniciativa APEF Social, promovida pelo Departamento de Intervenção Cívica e Educação para a Saúde da Associação Portuguesa dos Estudantes de Farmácia (APEF), regressa para mais uma edição, focalizada numa “intervenção mais próxima e humanitária junto da população”.
“Tendo surgido da necessidade de aproximar os estudantes, futuros profissionais de saúde, da comunidade e da profissão farmacêutica, ao mesmo tempo que se promovem valores cívicos e sociais”, a iniciativa de cariz social terá em vista “a literacia em Saúde junto da comunidade, que será suportada e desenvolvida juntamente com a Associação Cura+”, destaca a entidade em comunicado.
Para a edição deste ano, os estudantes dirigir-se-ão para a cidade de Seia, de 11 a 14 de agosto, onde vão desenvolver ações que se baseiam em três pilares, refere a APEF. São eles o Voluntariado e Responsabilidade Cívica, “no qual se insere o contacto entre os estudantes e a população, por via de visitas locais”; o Voluntariado Ambiental, “que engloba campanhas de consciência ambiental dentro da localidade e, por fim, a Promoção da Literacia em Saúde, “que engloba a execução de Rastreios à População e Educação em saúde da comunidade”.
A associação realça ainda que a edição deste ano “ganha ainda mais significado, na medida em que é atividade de retorno ao modo presencial após um período de afastamento devido à pandemia que ainda atualmente enfrentamos”. Desta forma, conclui, “pretende-se que seja uma intervenção mais próxima e humanitária junto da população, colmatando, de alguma forma, o vazio que se fez ecoar nos corações dos portugueses durante estes últimos anos”.
Aceda de seguida ao programa da APEF Social 2022: