A Associação Portuguesa de Farmacêuticos para a Comunidade (APFPC) promove, de 9 a 29 de outubro, uma formação online sobre a “Segurança do Utente na Farmácia Comunitária”.
A Farmácia Comunitária é “local privilegiado para a prevenção de erros de medicação e consequente aumento da segurança do doente”, bem como “para promover a educação do doente relativamente aos medicamentos e outros produtos de saúde”. Neste sentido, a formação “pretende capacitar os Farmacêuticos para a deteção e resolução de problemas relacionados com a segurança do doente”.
Numa simbiose assíncrona (de apresentação interativa em plataforma moodle) e síncrona (com dois webinars de duração estimada de 1h30), a formação tem como objetivos a capacitação para a deteção, resolução e prevenção de erros de medicação, a capacitação para a deteção de reações adversas e interações medicamentosas, e a capacitação para a educação e informação do doente na prevenção de problemas relacionados com medicamentos e outros produtos de saúde.
Inês Ribeiro Vaz, Farmacêutica na Unidade de Farmacovigilância do Porto, será a formadora desta atividade creditada pela Ordem dos Farmacêuticos.