
A Associação Portuguesa de Farmacêuticos para a Comunidade (APFPC) vai realizar uma formação, em formato online, subordinada ao tema ‘Ostomias em Farmácia Comunitária’, que pretende capacitar os participantes com conhecimentos sobre anatomia, cuidados e reabilitação de pacientes ostomizados, abordando ostomias de eliminação e ostomias respiratórias, além de apresentar dispositivos médicos que aprimoram a sua qualidade de vida.
A APFPC entende, como refere em comunicado, ser fundamental promover o conhecimento sobre ostomias e a utilização dos diferentes dispositivos associados, dado que “em Portugal se estima que entre 15 a 20 mil pessoas vivam com uma ostomia, de forma temporária ou permanente, enfrentando desafios diários relacionados com a adaptação física, emocional e social”.
Neste sentido, a associação defende que “o apoio adequado é essencial para garantir a qualidade de vida dos doentes ostomizados, bem como a promoção da educação sobre as ostomias e o combate ao estigma associado”.
A formação será lecionada por uma equipa multidisciplinar e que conta com o apoio da Hollister (MC Medical) e ATOS Medical, sendo que pode conhecer o conteúdo programático aqui. Com início a 29 de abril, será realizada em formato online síncrono através da plataforma Microsoft Teams.
A formação, creditada pela Ordem dos Farmacêuticos em 2 CDPs em área nuclear, tem um custo de 30€ para sócios da APFPC e de 95€ para não-sócio e é constituída por cinco módulos com a duração estimada de duas horas cada.
A inscrição pode ser feita aqui.