APIFARMA apela a uma utilização responsável do medicamento 636

A APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica emitiu um comunicado a apelar “a todos os cidadãos para que, no momento da aquisição de medicamentos e de outros produtos de saúde, adoptem uma atitude responsável e evitem a aquisição de produtos de saúde em número superior às suas reais necessidades”.

A Indústria Farmacêutica aproveita para reforçar que “face à relevância do medicamento, ainda maior no contexto da epidemia decorrente da infeção pelo novo coronavírus”, desde a primeira hora que ativou “os necessários planos de contingência, o que permitiu ultrapassar com êxito o choque inicial provocado pela paralisação das unidades produtivas exteriores que, entretanto, começaram a reabrir”.

“Apesar deste esforço adicional assumido peIa Indústria Farmacêutica e pelos demais agentes do circuito do medicamento, têm vindo a público situações pontuais de faltas de produtos de saúde em farmácias, ocorrências que têm sido minimizadas graças à adopção de medidas adequadas”, explica a nota divulgada.

A APIFARMA esclarece “que não está em causa o abastecimento de medicamentos às populações”, mas sim a “responsabilização acrescida dos cidadãos no momento da aquisição de medicamentos”, pois só assim é possível “assegurar o abastecimento regular de medicamentos às populações”.

Por isso, a APIFARMA agradece o empenho de todos aqueles “que integram o circuito do medicamento, de todos os profissionais de Saúde e de todos os cidadãos”, pois todos “somos essenciais na gestão do combate a esta pandemia”.