APIFARMA assinala Dia dos Ensaios Clínicos com lançamento de vídeos 555

APIFARMA assinala Dia dos Ensaios Clínicos com lançamento de vídeos

19 de Maio de 2016

Iniciativa internacional sinaliza o contributo de todos os agentes que possibilitam os avanços na medicina e evidencia os benefícios económico-sociais dos ensaios clínicos. O Dia dos Ensaios Clínicos celebra-se amanhã.

Segundo a Agência Europeia de Medicamento (EMA), todos os anos são autorizados cerca de 4.000 ensaios clínicos no Espaço Económico Europeu (EEE), um esforço conjunto de diversas entidades de investigação globais que contribui decisivamente para a forma como tratamos doentes e curamos inúmeras patologias.

Nos últimos 60 anos, a esperança de vida na União Europeia (UE) aumentou quase uma década. Desde os anos 80, a taxa de morte por VIH caiu cerca de 80% e perto de 20% no caso de óbitos por cancro. A hepatite C pode atualmente, em inúmeros casos, ser curada e o desenvolvimento de terapêuticas personalizadas estão a modificar a forma como trataremos os doentes no futuro.

Face aos resultados, a comunidade científica assinala o Dia Internacional dos Ensaios Clínicos, a 20 de maio, reconhecendo a importância do papel dos inúmeros agentes que contribuem para os avanços e divulgação dos resultados dos processos de investigação na medicina moderna, nomeadamente voluntários, investigadores, companhias farmacêuticas, promotores, reguladores e publicações científicas.

Em Portugal, a APIFARMA assinala o dia com a disponibilização no seu site de um conjunto de vídeos que apresenta de forma objectiva o panorama e o potencial dos ensaios clínicos, revelou a associação numa nota.

Os cinco vídeos, que recorrem a ilustrações animadas, abordam o tema em cinco ângulos distintos: ensaios clínicos e transparência, desenhando um ensaio clínico, a importância dos ensaios clínicos, a jornada dos ensaios clínicos e transparência e privacidade. A galeria pode ser acedida através da hiperligação http://www.apifarma.pt/salaimprensa/Paginas/Videos.aspx.

Os ensaios clínicos são essenciais para o avanço na descoberta de medicamentos que permitam corresponder às necessidades dos doentes e ao bem-estar dos cidadãos e resultam do investimento das empresas farmacêuticas na Investigação & Desenvolvimento (I&D) de novos medicamentos.

Em 2015, 91% dos ensaios clínicos realizados em Portugal foram promovidos pela Indústria Farmacêutica. Embora os níveis de investimento em ensaios clínicos em Portugal tenham crescido significativamente nos últimos anos, estão ainda entre os mais baixos da Europa Ocidental.
 
A ausência de uma visão estratégica para a atividade de ensaios clínicos em Portugal tem-se reflectido num quadro legislativo e regulamentar pouco eficiente e na desadequação das infraestruturas disponíveis face à exigência da atividade.

Este cenário tem levado Portugal a perder competitividade neste setor, nomeadamente quando comparado com alguns países emergentes.
A APIFARMA tem defendido que Portugal tem condições para reforçar o seu compromisso com a inovação, assumindo mais protagonismo internacional nos ensaios clínicos.

Para tal, a par da optimização de processos de avaliação e implementação de Ensaios Clínicos, da capacitação dos profissionais e dos centros de investigação clínica, e da promoção de parcerias de investigação, é crucial adoptar uma visão estratégica para esta área e estimular os sistemas de incentivos à I&D.