APIFARMA cria Prémio para distinguir as Associações de Doentes 884

A APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, no âmbito das comemorações dos 80 anos da associação, criou o Prémio “Cidadania em Saúde”.

Este distingue os projetos das Associações de Doentes em quatro áreas distintas: Prevenção, Diagnóstico e Literacia em Saúde; Contributo para a Sociedade; Inovação; e Empreendedorismo.

A área “Prevenção, Diagnóstico e Literacia em Saúde” é dirigida aos projetos que permitam o desenvolvimento de sistemas de prevenção e diagnóstico da doença e de incremento de processos de melhoria na informação prestada aos doentes.

No âmbito do “Contributo para a Sociedade” estão aptos os projectos que permitam a criação de condições que visem a reintegração do doente na sociedade, como cidadão responsável e produtivo, e que permitam ganhos em saúde e financeiros para o Doente e para a sociedade.

A área “Inovação” destina-se aos projetos que se distingam pelo carácter inovador e diferenciador no tratamento e cuidado com os Doentes, e que possam constituir uma boa prática para outras Associações.

No que toca ao “Empreendedorismo” procuram-se projetos que permitam às Associações de Doentes obter financiamentos alternativos para as suas actividades, em especial na gestão e desenvolvimento das próprias Associações e na criação de condições logísticas para o apoio ao Doente.

O valor dos prémios totaliza 40 mil euros, que irá ser repartido de forma igual por cada uma das áreas a concurso.

Podem candidatar-se ao Prémio as Associações de Doentes portuguesas inscritas na lista oficial do Serviço Nacional de Saúde. A data limite de inscrição é 30 de setembro.