APIFARMA defende transparência e integridade 845

APIFARMA defende transparência e integridade

02 de Junho de 2016

A APIFARMA defende todos os contributos para o aumento da transparência, da sã concorrência e do acesso à informação, e acredita que as novas funcionalidades disponibilizadas na Plataforma Transparência e Publicidade do INFARMED fortalecem as boas práticas na área da saúde.

A criação da Plataforma de Comunicação – Transparência e Publicidade em 2013, que resultou de uma parceria entre a APIFARMA e o INFARMED, surgiu para responder a estas necessidades de transparência, num quadro de cooperação e aperfeiçoamento constante.

O acesso à informação é um fator fundamental para a dinâmica e para a defesa da sã concorrência da área da saúde e da transparência a todos os níveis. Deste modo, esta plataforma constitui uma forma suplementar de assegurar estes objetivos, assim como o cumprimento das leis e dos regulamentos, em benefício do interesse público e do prestígio de todos os agentes e profissionais de saúde, referiu a associação em comunicado.

Segundo a APIFARMA, «esta cooperação e transparência conduz a resultados positivos para os pacientes, para a sociedade e para os profissionais de saúde, ao promover a partilha das melhores práticas clínicas e o conhecimento da inovação em saúde».
 
Em 2012, a EFPIA – European Federation of Pharmaceutical Industries and Associations, ciente da importância desta matéria, tomou a iniciativa de promover políticas de transparência e integridade, sobretudo nos países onde os Governos não tinham, até então, incluído procedimentos na respetiva legislação nacional.