Decorre entre 24 e 30 de abril, a Semana Europeia da Vacinação. Nesse sentido, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) lançou uma campanha, onde junta várias personalidades da indústria farmacêutica e da área da saúde para dar voz a um apelo a favor da vacinação dos cidadãos.
Esta campanha inclui a divulgação de um vídeo no site e redes sociais da APIFARMA, sobre os benefícios da vacinação, reunindo os testemunhos de importantes protagonistas da indústria e da saúde.
O podcast mensal da APIFARMA, “Pela Sua Saúde”, disponível no site da associação, será também integralmente dedicado à temática das vacinas.
A APIFARMA, no comunicado divulgado, defende ainda que a vacinação salva milhões de vidas anualmente, pois previne e controla um número crescente de infeções, cancros e doenças crónicas.
“A Organização Mundial da Saúde estima que as vacinas evitem entre quatro a cinco milhões de mortes por ano. Ainda assim, pelo menos 1,5 milhões de crianças continuam a morrer, todos os anos, por não estarem imunizadas contra a Difteria, o Tétano ou o Sarampo”, indica a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.
A APIFARMA avança ainda dados da Vaccines Europe, grupo especializado em vacinas da Federação Europeia das Associações da Indústria Farmacêutica (EFPIA na sigla em inglês), que defende que as vacinas são uma das medidas de prevenção com melhor custo-benefício, proporcionando poupanças de vários milhões de euros aos Estados em despesas com hospitalização, transporte, tratamentos de saúde e perdas de produtividade.